“A Igreja precisa ser fiel a Jesus Cristo e ao Evangelho, muito mais que a um partido ou ideologia” e “isso vale também para o conclave”, disse o arcebispo de São Paulo (SP), cardeal Odilo Scherer ao jornal O São Paulo, da arquidiocese, publicado ontem (28).

“A base da Igreja não são as ideologias de direita e esquerda, mas é o Evangelho”, disse dom Odilo. “Nele existem aspectos que alguém poderia qualificar ‘de direita’ e outros, ‘de esquerda’. Alguém, por opção partidária e ideológica, poderia deixar de lado ou renegar algum aspecto que não cabe na sua visão ideológica das coisas? Não seria fiel a Jesus Cristo e ao Evangelho”, disse o arcebispo.

O cardeal Odilo Pedro Scherer está em Roma desde o dia 24 de abril e participou do funeral do papa Francisco. Ele é um dos sete cardeais brasileiros com menos de 80 anos e, portanto, aptos a eleger o próximo papa no próximo conclave que começa na próxima quarta-feira (7). Durante o conclave de 2013 que elegeu Francisco, especulava-se na imprensa de vários países que dom Odilo era um dos cotados para suceder Bento XVI.