A imagem peregrina de Nossa Senhora das Graças da capela da Medalha Milagrosa, em Paris, na França estará no dia 31 maio no Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) para o evento mariano Totus Tuus. É a primeira visita da imagem ao Brasil.
O evento Totus Tuus é gratuito e ocorre anualmente desde 2015 no último sábado do mês de maio em Goiânia. Ele foi reconhecido como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás em 25 de agosto de 2023, tendo sua festa incluída no calendário cívico, cultural e turístico do Estado de Goiás.
A imagem de Nossa Senhora das Graças vem ao Brasil a pedido do idealizador do evento Totus Tuus, padre Marcos Rogério de Oliveira, pároco da paróquia Nossa Senhora da Assunção, em Goiânia, que viajou à capela da Medalha Milagrosa, em Paris. Segundo o sacerdote, o Totus Tuus é o “maior evento mariano do Centro-Oeste” e completa dez anos em 2025.
Em 2024, cerca de 25 mil pessoas participaram do evento que teve a presença inédita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Lourdes e das relíquias de santa Bernadette Soubirous, vindas da França.
Nossa Senhora das Graças
Nossa Senhora apareceu algumas vezes em 1830, à Irmã Catarina Labouré, da Congregação das Filhas da Caridade, em Paris. Sua primeira aparição à Catarina ocorreu em 18 de junho, quando um anjo a despertou e a conduziu até a capela. Lá, ela encontrou Nossa Senhora e conversou com ela por mais de duas horas. Ao final da conversa, Maria lhe disse: “Voltarei, minha filha, porque tenho uma missão para te confiar”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No dia 27 de novembro do mesmo ano, Nossa Senhora voltou a aparecer para Catarina. Ela tinha a veste branca e o manto azul. Seus pés estavam sobre um globo branco e esmagavam uma serpente. Suas mãos, à altura do coração, seguravam um pequeno globo de ouro, coroado com uma pequena cruz. Ela levava nos dedos anéis com pedras preciosas que brilhavam e iluminavam em toda direção.
Nossa Senhora disse a Catarina: “O globo que vês representa o mundo inteiro, especialmente a França e cada alma em particular. Estes raios são o símbolo das graças que eu derramo sobre as pessoas que me pedem. As pérolas que não emitem raios são as graças das almas que não pedem”.
Em seguida, o globo de ouro que Nossa Senhora segurava se desvaneceu e seus braços se estenderam abertos, enquanto os raios de luz continuavam caindo sobre o globo branco dos pés. Nesse momento, formou-se um quadro oval em torno de Maria, com as seguintes palavras em letras douradas: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”.
Naquela ocasião, Maria pediu que Catarina mandasse cunhar uma medalha, segundo o que estava vendo. A aparição girou e no reverso estava a letra M, em cima dela, havia uma cruz que tinha uma barra em sua base, a qual atravessava a letra. Embaixo, aparecia o coração de Jesus, circuncidado com uma coroa de espinhos e o coração de Nossa Senhora, transpassado por uma espada. Ao redor havia doze estrelas.
A manifestação voltou a acontecer por volta do fim de dezembro de 1830 e início de janeiro de 1831. Em 1832, o bispo de Paris autorizou a cunhagem da medalha, que se espalhou pelo mundo inteiro. Com o tempo e os inúmeros milagres alcançados, a medalha ficou conhecida como Medalha Milagrosa.
Monasa Narjara é jornalista da ACI Digital desde 2022 e foi jornalista na Arquidiocese de Brasília entre 2014 a 2015.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.