Um juiz federal bloqueou a execução de um decreto do presidente dos EUA, Donald Trump, que restringe médicos de fazer cirurgias ou dar medicação para “mudança de sexo” de menores de idade.
O decreto, emitido em janeiro, tiram fundos federais para provedores de saúde que fazem cirurgias ou prescrevem drogas para facilitar “mudança de sexo” de menores de 19 anos.
Brendan A. Hurson, juiz distrital dos EUA para o Distrito de Maryland, deu uma decisão na terça-feira (4) que impede aplicar o decreto porque ele ainda está sendo contestado na Justiça.
Não é uma decisão final, mas suspende a aplicação do decreto até que o mérito da questão seja julgado. O processo contestando o decreto de Trump foi movido por organizações como a American Civil Liberties Union (ACLU), que representa pais de menores que se identificam com o sexo oposto.
Em outubro do ano passado, o grupo de vigilância médica Do No Harm encontrou cerca de 14 mil casos em que médicos facilitaram “mudanças de sexo” para menores de idade nos EUA entre 2019 e 2023, com cerca de 5,7 mil cirurgias. Os dados, de seguros de saúde, são públicos, mas os pesquisadores acham que o número real pode ser muito maior.
Em sua decisão de 66 páginas, Hurson diz que a aplicação do decreto será “provavelmente considerada inconstitucional”. O juiz diz que o decreto classifica as pessoas “com base no status transgênero”, o que seria uma forma de discriminação ilegal. O juiz citou decisões judiciais anteriores semelhantes.
“Para determinar se [um tratamento médico] é permitido ou restrito pelo decreto, [é] necessário necessariamente avaliar o sexo atribuído ao paciente no nascimento e, então, determinar se o tratamento visa alinhar as características físicas do paciente com aquele sexo de nascimento ou com um sexo diferente — um que se alinhe com a identidade da pessoa”, escreveu o juiz.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Hurson também escreveu em sua decisão que Trump provavelmente excedeu sua autoridade presidencial e que o decreto provavelmente viola a separação de poderes porque determina “que as agências retenham financiamento sob uma condição que o Congresso não autorizou”.
Alguns tribunais inferiores e alguns tribunais de apelação chegaram a conclusões semelhantes com relação a alegações de discriminação com base no sexo e bloquearam leis estaduais que proíbem cirurgias de “mudança de sexo” e drogas para menores.
No entanto, a Suprema Corte dos EUA ainda não emitiu uma decisão sobre se tais proibições constituem uma forma de discriminação sexual. A Suprema Corte está atualmente ouvindo uma ação judicial que desafia uma lei do Estado do Tennessee que proíbe drogas e cirurgias de “mudança de sexo” para menores de idade. Espera-se que a Suprema Corte tome uma decisão nos próximos meses.
Em argumentos orais em dezembro do ano passado, muitos juízes nomeados pelos republicanos, seis dos nove membros da Suprema Corte dos EUA, pareceram céticos em relação à afirmação de que a lei constitui discriminação baseada no sexo.
Hurson foi nomeado para o Tribunal Distrital dos EUA para o Distrito de Maryland pelo ex-presidente do país, Joe Biden, em 2023.
O Departamento de Justiça dos EUA pode apelar da decisão de Hurson.
Tyler Arnold é repórter do National Catholic Register. Já trabalhou no site de notícias The Center Square e suas matérias foram publicadas em vários veículos, incluindo The Associated Press, National Review, The American Conservative e The Federalist.
Evangelho e palavra do dia 10 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo,
Evangelho e palavra do dia 09 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 41,55-57.42,5-7a.17-24a Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.