O arcebispo de Singapura, cardeal William Goh, diz que o papa Leão XIV construirá maior unidade na Igreja, especialmente para os fiéis, muitas vezes divididos em questões de doutrina e moralidade da Igreja.
Dizendo que o novo papa é um "presente de Deus" ao falar com Matthew Bunson, vice-presidente da EWTN News, o cardeal Goh disse que Leão XIV é a "pessoa certa" para liderar a Igreja rumo à sinodalidade e falar sobre o equilíbrio entre "ortodoxia e ser progressista".
“Ser tradicional não é errado [e] retornar à ortodoxia da Igreja não é errado”, disse o arcebispo. “Mas, ao mesmo tempo, não estamos só pedindo à nossa Igreja que seja legalista demais em relação às nossas doutrinas morais em termos de prática”.
O novo papa é um ouvinte ativo "muito atento às preocupações e partilhas dos cardeais", segundo Goh. O cardeal disse que o desejo do papa pela unidade é evidente tanto em suas palavras quanto em suas ações desde sua eleição em 8 de maio.
“Acredito que, até agora, com base em seus discursos, ele está colocando em prática o chamado à sinodalidade”, disse o arcebispo de Singapura. “Em seu encontro com os cardeais, ele nos falou de uma forma muito pessoal”.
“Acredito que haverá maior colaboração e maior diálogo para que possamos realmente promover uma maior unidade na Igreja”, disse também o cardeal.
Respondendo sobre questões que dividiam a Igreja no pontificado do papa Francisco, como a ambiguidade de parte da exortação apostólica pós-sinodal Amoris laetitia e no processo sinodal, o cardeal asiático disse que espera que o papa Leão XIV traga clareza e menos confusão às discussões sobre a doutrina da Igreja.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Continuo enfatizando que não podemos falar sobre sinodalidade sem unidade nas doutrinas, sem unidade na fé”, disse o arcebispo a Bunson. “A unidade construída sobre o amor superficial jamais poderá ser uma unidade real. A unidade deve ser fundada na verdade que se expressa na caridade”.
Com o crescimento contínuo da Igreja na Ásia e na África, Goh disse que muitos fiéis católicos são convertidos que não querem comprometer sua nova religião.
“Somos pessoas com forte fé no Senhor e queremos trilhar o caminho do Evangelho. Na verdade, abandonamos a antiga fé para trocá-la pela verdadeira fé”, disse o arcebispo de Singapura. “Queremos trilhar o caminho da verdade e seguir o Evangelho e o que a Igreja nos ensinou. É isso que nos guia, assim como ao nosso povo na Ásia”.
Além da capacidade do papa de ser um bom ouvinte, Goh disse que a capacidade de Leão XIV de falar várias línguas é uma vantagem para os que desejam falar com ele.
“O lado bom do papa Leão é que ele fala inglês, porque muitos cardeais asiáticos não falam italiano tão bem”, disse Goh. “Então, queremos nos comunicar e falar sobre nossas opiniões com o Santo Padre, mas isso é um pouco difícil por causa do idioma”.
“Acho que quando alguém sabe inglês, espanhol e italiano, consegue abranger pelo menos dois terços do globo, certo?”
Kristina Millare é jornalista freelance com experiência profissional em comunicação no setor de ajuda humanitária e desenvolvimento, jornalismo de notícias, marketing de entretenimento, política e governo, negócios e empreendedorismo.
Subsídio gratuito elaborado pelo Grupo de Reflexão sobre Comunicação da CNBB resgata palavras essenciais da comunicação do Papa Francisco.
Vatican News O Grupo de Reflexão
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.