O papa Leão XIV falou ontem (4) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, numa ligação telefônica.
“O papa fez um apelo para que a Rússia faça um gesto que promova a paz, enfatizou a importância do diálogo para estabelecer contatos positivos entre as partes e buscar soluções para o conflito”, disse Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
Bruni disse à imprensa que o papa falou com Putin sobre a situação humanitária na Ucrânia e defendeu a facilitação da ajuda às áreas afetadas.
Leão XIV e Putin também conversaram sobre os esforços do arcebispo de Bolonha, Itália, cardeal Matteo Maria Zuppi, enviado de paz da Santa Sé, para facilitar as trocas de prisioneiros.
“O papa Leão se referiu ao patriarca Kirill, agradecendo pelos votos recebidos no início de seu pontificado e enfatizou como os valores cristãos comuns podem ser uma luz que ajuda a buscar a paz, defender a vida e buscar a verdadeira liberdade religiosa”, disse também Bruni.
“Gratidão foi expressa ao papa por sua prontidão em ajudar a resolver a crise, em particular pela participação da Santa Sé na resolução de questões humanitárias difíceis de forma despolitizada”, disse o Kremlin depois da ligação, segundo a agência de notícias Reuters.
O Kremlin disse também que Putin enfatizou sua crença ao papa "de que o regime de Kiev está apostando na escalada do conflito e está fazendo sabotagens contra instalações de infraestrutura civil em território russo".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Leão XIV fez seuprimeiro telefonemapara o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em 12 de maio.
Na época, Zelensky divulgou uma foto na rede social X que o mostararia conversando por telefone com o papa. Depois de expressar gratidão a Leão XIV "por seu apoio à Ucrânia e a todo o nosso povo", Zelensky disse que ele e o papa conversaram especificamente sobre a situação de milhares de crianças deportadas pela Rússia.
“A Ucrânia conta com a ajuda do Vaticano para trazê-los de volta para suas famílias”, disse também Zelensky.
O presidente da Ucrânia disse que convidou o papa “a fazer uma visita apostólica à Ucrânia”.
Madalaine Elhabbal é uma repórter da Catholic News Agency baseada no escritório da EWTN em Washington, D.C. Ela escreveu para o CatholicVote e também trabalhou como assistente de língua estrangeira na França. Ela é formada pelo Benedictine College (EUA).
Em uma recente entrevista concedida a meios de comunicação do Vaticano, o antigo primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, reafirmou sua convicção de que a única
Carlo Ancelotti, o renomado treinador italiano que acaba de assumir o comando da Seleção Brasileira de Futebol, visitou o famoso Santuário do Cristo Redentor em
Recentemente, vieram a público revelações sobre mensagens atribuídas a Nosso Senhor Jesus Cristo, indicando uma série de promessas especiais. Tais promessas seriam destinadas àqueles fiéis
O Secretário para as Relações com os Estados do Vaticano, Arcebispo Paul Richard Gallagher, realizou uma visita a Havana esta semana. A viagem teve como
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.