Leão XIV valorizou a «dimensão missionária» da Santa Sé e apelou à colaboração de todos na «grande causa da unidade» – Agência ECCLESIA
24/maio/2025
Este é um artigo do site ECCLESIA.
«Os Papa passam, a Cúria permanece», afirmou o Papa no encontro com os colaboradores da Cúria Romana e suas famílias, valorizando o trabalho da instituição que «conserva e transmite a memória histórica de uma Igreja
Foto Vatican Media, encontra do Papa com colaboradores da Cúria Romana
Cidade do Vaticano, 24 mai 2025 (Ecclesia) – Leão XIV recebeu hoje os colaboradores do Vaticano, agradeceu o trabalho que realizam na transmissão da “memória histórica” da Igreja” e pediu-lhes para colaborar na grande causa da unidade, sublinhando a “dimensão missionária da Cúria”, a começar pelo Papa.
“A experiência da missão faz parte da minha vida, e não só como batizado, como todos nós cristãos, mas porque como religioso agostiniano fui missionário no Peru, e no meio do povo peruano amadureci a minha vocação pastoral. Não tenho palavras para agradecer ao Senhor por este dom! Depois, o chamamento para servir a Igreja aqui na Cúria Romana foi uma nova missão, que partilhei convosco nestes últimos dois anos. E continuá-la-ei, enquanto Deus quiser, neste serviço que me foi confiado”, afirmou o Papa.
Leão XIV recordou os seus antecessores e os documentos que publicaram para reformar a Cúria Romana na “perspetiva da evangelização”, sublinhando a “dimensão missionária da Cúria e de todas as instituições ligadas ao ministério petrino”.
Na audiência aos oficiais da Cúria Romana, empregados da Santa Sé e do Governatorado do Estado da Cidade do Vaticano e do Vicariato de Roma, o Papa apontou como objetivo comum “servir a comunhão, a unidade, na caridade e na verdade”.
“O Senhor deu a Pedro e aos seus sucessores esta tarefa, e todos vós, de diferentes maneiras, colaborais nesta grande obra. Cada um dá o seu contributo realizando o seu trabalho quotidiano com empenho e também com fé, porque a fé e a oração são como o sal para a comida, dão sabor”, afirmou.
Se todos temos de colaborar na grande causa da unidade e do amor, procuremos fazê-lo, antes de mais, através do nosso comportamento nas situações quotidianas, começando também pelo local de trabalho”.
Para Leão XIV cada um “pode ser um construtor de unidade com as suas atitudes em relação aos colegas, superando os inevitáveis mal-entendidos com paciência e humildade, pondo-se no lugar dos outros, evitando preconceitos, e também com uma boa dose de humor”, referiu, lembrando ensinamentos do Papa Francisco.
No primeiro encontro com colaboradores do Vaticano, que decorreu na Aula Paulo VI, o Leão XIV valorizou a colaboração de todos para “ajudar a manter viva a memória da Sé Apostólica” para que “o ministério do Papa possa ser levado a cabo da melhor maneira possível”.
“Os Papa passam, a Cúria permanece”, afirmou Leão XIV, valorizando o trabalho da Cúria enquanto “instituição que conserva e transmite a memória histórica de uma Igreja, do ministério dos seus bispos”, sublinhou.
O Papa lembrou que “a memória é um elemento essencial num organismo vivo”, que “não está apenas direcionada par ao passado, mas alimenta o presente e orienta o futuro”.
“Sem memória, o caminho perde-se, perde-se o sentido de orientação”, afirmou.
O Papa lembrou que começou a trabalhar na Cúria Romana há dois anos, quando deixou o Peru e foi nomeado pelo Papa Francisco prefeito do Dicastério para os Bispos – “que mudança”, exclamou o Papa – e sugeriu uma surpresa maior quando foi escolhido pelo Colégio dos Cardeais, e terminou o encontro agradecendo “do fundo do coração” a quantos colaboram no Vaticano.
Este é um artigo do site ECCLESIA. Formação no Conselho Nacional de Pastoral Juvenil informou sobre casos de «potenciais vítimas» e sobre o «fenómeno de
No sábado, 24 de maio, foi realizada uma das primeiras beatificações do pontificado do Papa Leão XIV. A liturgia, celebrada em Ostrów Tumski, em Poznań,
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.