Um grupo de Missionárias da Caridade cumprimentou o papa Francisco ontem (12) depois da audiência geral no Vaticano e agradeceu pela instituição da memória da fundadora da ordem, santa madre Teresa de Calcutá, no calendário litúrgico da Igreja.
A memória de santa Teresa de Calcutá será dia 5 de setembro, dia de sua morte em 1997, nos calendários e textos litúrgicos da Igreja, com orações e leituras específicas para serem usadas na missa e na liturgia das horas.
As memórias obrigatórias ocupam o terceiro lugar na classificação de dias festivos no calendário litúrgico da Igreja. A memória de santa Teresa de Calcutá será uma memória facultativa.
A irmã Mary Joseph, superiora geral da congregação, viajou para Roma com 35 freiras dos cinco continentes.
Missionárias da Caridade com imagem de santa madre Teresa de Calcutá. Daniel Ibáñez/EWTN News
“O coração de Madre Teresa de Calcutá continua a bater fortemente na vida de todas nós e nos exorta, neste Jubileu da Esperança, a não desistir e a seguir Jesus”, disse a irmã Joseph ao Vatican News, serviço oficial de informações da Santa Sé.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No fim da audiência geral na Aula Paulo VI, o papa Francisco cumprimentou o grupo de missionárias.
A superiora geral pediu ao papa para abençoar sua obra, “que se dirige aos mais humildes” e também para enviar “uma mensagem de renovação a todos, para que voltemos às raízes do Evangelho”, disse ela.
A freira disse também que, num mundo que busca o progresso tecnológico, “nunca devemos esquecer que o verdadeiro progresso humano é dedicar-se ao próximo todos os dias, com todo o coração”.
A irmã Mary Joseph citou a encíclica Dilexit nos, na qual o papa Francisco “nos exorta a redescobrir o Sagrado Coração de Jesus, a acolher o amor de Cristo, que é o amor que cada um de nós deve reservar aos humildes, aos doentes, aos indefesos, como nos ensinou Madre Teresa, cuja memória facultativa é celebrada em 5 de setembro”.
No decreto, publicado na terça-feira (11) e aprovado pelo papa Francisco em 24 de dezembro do ano passado, na véspera de Natal, o prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos da Santa Sé, dom Arthur cardeal Roche, diz que, “vivendo radicalmente o Evangelho e proclamando-o com ousadia, santa Teresa de Calcutá é uma testemunha da dignidade e honra do serviço humilde”.
“Ao escolher não só ser a menor, mas a serva dos menores, ela se tornou um modelo de misericórdia e um ícone autêntico do Bom Samaritano”, disse o cardeal.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.