Nathália Queiroz

Morre o bispo emérito de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel

Este artigo é o do site Aci Digital

Para ler o artigo original clique aqui!

O bispo emérito de Novo Hamburgo (RS), dom Zeno Hastenteufel, morreu hoje (30), aos 78 anos. O velório acontece na catedral São Luiz Gonzaga com a celebração da missa às 16h e 18h30 e a missa de exéquias será amanhã às 9h30, seguida do sepultamento na catedral.  

“Dom Zeno dedicou sua vida ao serviço da Igreja, com zelo pastoral, espírito missionário e profundo amor pelo povo de Deus”, diz uma nota de pesar publicada pela presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

“Sua trajetória episcopal foi marcada pelo testemunho de fé, simplicidade e compromisso com o Evangelho, especialmente junto às comunidades do Rio Grande do Sul”, continua a nota.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Natural de Montenegro (RS), ele nasceu em 14 de junho de 1946 e foi ordenado padre em 8 de julho de 1972.

Foi nomeado bispo de Frederico Westphalen (RS) pelo papa João Paulo II em 2001. Em 2007, o papa Bento XVI o nomeou bispo de Novo Hamburgo.  Ele ficou na diocese até 2022, quando renunciou ao cargo por completar os 75 anos, idade limite para a função.

Ele foi professor na PUC-RS, fez mestrado e doutorado em História Eclesiástica na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e foi o presidente do regional Sul 3 da CNBB entre 2011 e 2015. Ele também deixou publicações voltadas à teologia e à história da Igreja e fundou o Curso de Liderança Juvenil (CLJ) na diocese de Novo Hamburgo.

Deixe um comentário

Rolar para cima