Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
31 de jan de 2025 às 16:06
Richard Williamson, ex-bispo inglês da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX), sofreu uma hemorragia cerebral e morreu na quarta-feira (29), aos 84 anos.
A Fraternidade Sacerdotal São Pio X anunciou ontem (30) em seu site a morte do ex-bispo.
“Ele estava cercado por clérigos e fiéis que estavam em vigília com ele em sua jornada final … Eles estavam rezando até o fim”, disse o escritório de Williamson em e-mail enviado ao jornal católico britânico Catholic Herald.
Nascido em Londres em 1940, Williamson pertencia à Igreja da Inglaterra antes de ser recebido na Igreja Católica em 1971. Logo depois de se tornar católico, ele se juntou ao movimento católico tradicionalista fundado pelo arcebispo francês Marcel Lefebvre e entrou no seminário da FSSPX na Suíça.
Lefebvre ordenou Williamson padre em 1976 e, sem a permissão da Santa Sé, consagrou a ele e a outros três padres – Bernard Fellay, Bernard Tissier de Mallerais e Alfonso de Galarreta – bispos em 1988.
Ordenação irregular de bispos acarreta a pena de excomunhão para todos os participantes do ato, quem ordena e quem é ordenado.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 2009, o papa Bento XVI suspendeu a excomunhão dos membros da FSSPX.
A negação pública de Williamson do Holocausto judeu tornou-se um obstáculo adicional para a plena comunhão com a Igreja e uma fonte de profunda tensão dentro da FSSPX.
Em uma entrevista na televisão em 2009, Williamson disse duvidar de que 6 milhões de judeus tivessem sido mortos em campos de extermínio nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. A FSSPX removeu Williamson de seu cargo de chefe do seminário da sociedade na Argentina.
Williamson acabou sendo expulso da sociedade por desobediência em 2012, por fazer crismas no Brasil sem a permissão de seu superior.
Antes de sua expulsão da FSSPX enquanto fazia ministérios pastorais na América do Sul, Williamson ocupou cargos de ensino nos seminários da sociedade nos EUA e na Europa e também foi segundo assistente geral da sociedade de 1988 a 1994.
“Infelizmente, seu caminho e o da sociedade se separaram há muitos anos. Recomendamos o descanso eterno de sua alma às suas fervorosas orações”, disse ontem a FSSPX.