Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
VATICANO, 12 de jan de 2025 às 12:32
Nas palavras que proferiu antes de rezar o Angelus dominical, o papa Francisco refletiu sobre o batismo de Jesus no rio Jordão, acontecimento em que “tem lugar a Epifania de Deus, que revela o seu rosto no Filho e faz ouvir a sua voz”.
Perante os fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Pontífice disse que a festa do Batismo de Jesus, que a Igreja Católica celebra hoje, “faz-nos pensar em muitas coisas, incluindo o nosso batismo”.
“Jesus junta-se ao seu povo, que vai receber o batismo para o perdão dos pecados. Gosto de recordar as palavras de um hino da liturgia de hoje: Jesus vai ser batizado por João ‘com a alma nua e os pés descalços’”, acrescentou.
“Quando Jesus é batizado, o Espírito manifesta-se e acontece a Epifania de Deus, que revela o seu rosto no Filho e faz ouvir a sua voz, dizendo: ‘Tu és o meu Filho muito amado, em quem pus todo o meu afeto’. O rosto e a voz”, disse o papa. “Ao revelar o Pai através do Filho, Deus estabelece um lugar privilegiado para entrar em diálogo e comunhão com a humanidade. É o rosto do Filho amado”.
Em segundo lugar”, acrescentou, ‘a voz: ’Tu és o meu Filho amado’. Este é outro sinal que acompanha a revelação de Jesus”.
O papa reiterou que a festa que a Igreja celebra hoje “faz-nos contemplar o rosto e a voz de Deus, que se manifestam na humanidade de Jesus”. “Por isso, perguntemo-nos: “Sentimo-nos amados, sinto-me amado e acompanhado por Deus, ou penso que Deus está longe de mim, somos capazes de reconhecer o seu rosto em Jesus e nos nossos irmãos e estamos habituados a escutar a sua voz?”
Em seguida disse: “Cada um de nós recorda a data do seu batismo? Isto é muito importante! Pensem: em que dia fui batizado ou batizada?”
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“E se não nos lembrarmos, quando chegarmos a casa, pedimos aos pais, aos padrinhos, a data do batismo, e celebramos essa data como um novo aniversário: a data do nascimento no Espírito de Deus. E celebramos essa data como um novo aniversário: a data do nascimento no Espírito de Deus. Não se esqueçam! Esta é uma obra para fazer em casa: a data do meu batismo”, disse.
Orações
Após a recitação da oração mariana, o Papa Francisco falou novamente das pessoas afetadas pelos incêndios na Califórnia.
Pediu também orações pelas crianças batizadas hoje de manhã na capela Sistina e destacou a beatificação do sacerdote Giovanni Merlini, dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, que teve lugar hoje na Basílica de São João de Latrão.
Por fim, pediu paz “na Ucrânia, no Médio Oriente e em todo o mundo”.
“Não esqueçamos que a guerra é sempre uma derrota”, repetiu.