Hoje (18), é Sexta-feira Santa e toda a Igreja se une em luto e espírito penitencial para comemorar a Paixão e Morte do Senhor.
A liturgia de hoje, na sua riqueza, oferece momentos intensos para poder aprofundar o mistério do sacrifício de Cristo.
Em todo o mundo cristão são feitas diversas expressões de fé: reza-se a via-sacra, ouve-se o “Sermão das Sete Palavras”, que é uma reflexão sobre as palavras que Cristo pronunciou na Cruz, e são feitas procissões ou eventos públicos semelhantes, geralmente com a imagem de Cristo sofredor e de sua Mãe Dolorosa.
Na Sexta-feira Santa não se celebra a eucaristia ou qualquer outro sacramento, exceto, o sacramento da reconciliação e a unção dos enfermos em caso de necessidade.
Um dia para colocar o coração diante do Senhor
Na tarde da Sexta-Feira Santa acontece a Celebração da Paixão do Senhor, que comemora os diversos momentos que o Salvador teve que passar nas horas anteriores a sua morte. Este itinerário de dor é recordado passo a passo através da leitura da Palavra, da Adoração da Cruz e da Comunhão Eucarística, consagrada no dia anterior, Quinta-feira Santa.
A Santa Mãe Igreja também convida a acompanhar Nossa Senhora nos seus sofrimentos maternais. Ela nunca abandonou o seu Filho e, ao contrário da grande maioria dos discípulos, não fugiu e permaneceu ao pé da Cruz.
No final da Celebração da Paixão, depois da Adoração da Cruz, o Missal Romano contempla: “Conforme as condições do lugar ou das tradições populares e, segundo a conveniência pastoral, pode ser cantado o Stabat Mater, (.. .) ou alguma canção apropriada que recorde a dor da Bem-Aventurada Virgem Maria” (VS, n. 20).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
À noite, os fiéis meditam sobre caminho de Jesus Cristo ao Calvário ou ao Gólgota através da via-sacra. Antes do fim do dia, em muitos lugares se celebra o “Ofício das Trevas”, no qual se lembram das trevas em que o mundo caiu quando o Redentor morreu.
Essa celebração, geralmente no interior do templo e num ambiente de escuridão crescente, termina com um sinal de esperança – acende-se uma vela no altar – que lembra que Jesus ressuscitará.
Todas estas formas de piedade tornam evidente que a Igreja, como boa mãe, oferece os meios necessários para se aproximar de Deus e compreender melhor o mistério do seu amor sacrificial, que é infinito. Nunca esqueçamos que Cristo nada guardou para si, que deu tudo pela nossa salvação.
Os fiéis devem viver esse dia mantendo o silêncio, tanto externo como interno, e com um espírito reflexivo. Devem-se unir ao luto pela morte de Jesus Cristo, disse o padre Donato Jiménez, OAR: “Devemos fazer nossos os sentimentos da Igreja”. Contribui enormemente para esse propósito que mantenhamos a abstinência e o jejum.
O que está quebrado será unido e renovado
O padre Jiménez também lembra que na Sexta-feira Santa “celebramos a morte de Jesus, que morreu por cada um de nós e por toda a humanidade para nos reconciliar com o Pai”. Ou seja, hoje é celebrado o amor extremo, o amor divino, o único capaz de pagar o resgate mais caro para a salvação dos homens: a vida do Filho.
Isso tem implicações tremendas para a vida diária: através de Cristo, as portas que tinham sido fechadas pelo pecado foram abertas novamente, para nunca mais serem fechadas.
É importante, então, meditar no fato de que Jesus se entregou na Cruz por cada um de nós, pessoalmente, por mim, por você e não de forma “massiva”. É necessário compreender que a Cruz é sinal de vitória: através da Cruz «morre a morte», porque por ela morrem o pecado e as suas consequências; minha própria morte morre. É a maior vitória, independentemente de ter gosto de fracasso para o mundo.
A Agência Católica de Informação - ACI Digital, faz parte das agências de notícias do Grupo ACI, um dos maiores geradores de conteúdo noticioso católico em cinco idiomas e que, desde junho de 2014, pertence à família EWTN Global Catholic Network, a maior rede de televisão católica do mundo, fundada em 1981 por Madre Angélica em Irondale, Alabama (EUA), e que atinge mais de 85 milhões de lares em 110 países e 16 territórios.
Celebrando o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, enviou uma importante mensagem à Igreja. Ele ressaltou uma verdade
A Ilha da Madeira acolhe um retiro espiritual destinado ao clero, que será orientado pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa. Esta iniciativa
A solenidade de Corpus Christi ganhou um toque especial e inspirador dentro de uma casa brasileira. Um grupo de irmãos decidiu recriar a tradicional procissão
Um acampamento de verão cristão no estado do Colorado chegou a um acordo com o Departamento Estadual de Primeira Infância, permitindo que o acampamento continue
Evangelho e palavra do dia 01 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 19,15-29 Naqueles dias, os anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levanta-te, toma tua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.