O governo da Nicarágua confiscou o seminário maior de filosofia San Luis Gonzaga, da diocese de Matagalpa, da qual dom Rolando Álvarez é bispo, segundo a pesquisadora Martha Patricia Molina. Dom Álvarez está exilado no Vaticano desde janeiro do ano passado.
“A casa de formação é o coração da diocese, a ditadura pretende acabar completamente com a formação sacerdotal”, escreveu Molina na rede social X na segunda-feira (20). “Seu objetivo continua o mesmo: aniquilar e fazer desaparecer a diocese de Matagalpa”.
“Desde ontem também aumentou a vigilância dos sacerdotes da Diocese”, disse a autora do relatório Nicarágua: Uma Igreja Perseguida, que em sua última edição, em dezembro do ano passado, relata quase mil ataques contra a Igreja pelo governo do presidente Daniel Ortega, ex-guerrilheiro de esquerda que soma mais de 30 anos no poder, e de sua mulher e copresidente Rosario Murillo.
Segundo o jornal nicaragüense La Prensa, no momento do confisco havia cerca de 30 seminaristas no seminário.
Além do seminário, o regime também confiscou o Centro Pastoral La Cartuja, da diocese de Matagalpa, em 16 de janeiro.
Molina disse ontem (21) à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o que acredita que possa acontecer com o seminário confiscado.
“Considero que vai acontecer o mesmo que aconteceu com o resto das propriedades que a ditadura confiscou da Igreja Católica: ocupam-nas para transformá-las em edifício público ou vendem a propriedade, ou vão transformá-la numa escola. Não sabemos qual é o objetivo final dessa ocupação”.
A verdade, “é que a ditadura continua a violar e a perseguir a liberdade religiosa na Nicarágua”, disse ela.
Depois de dizer que o palácio episcopal, residência do bispo Álvarez, também foi confiscado, a pesquisadora exilada disse que Matagalpa “só trabalha com 30% do seu clero”, que também está “sob maior vigilância”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Os padres vivem com medo de serem sequestrados e posteriormente expulsos do país. Acredito que isso faz parte de todo esse plano diabólico da ditadura, de querer ‘ateizar’ o país e depois satanizá-lo”, disse Martha Patricia Molina.
“Eles querem destruir a fé do povo católico. Na diocese de Matagalpa, os leigos são muito católicos, muito amorosos com a Igreja Católica. E então pretendem fazer desaparecer completamente a presença da Igreja”, disse a pesquisadora.
Matagalpa e Estelí
Matagalpa é a diocese de dom Rolando Álvarez, que foi preso, confinado em sua casa e condenado a 26 anos de prisão. O bispo foi deportado em janeiro do ano passado para Roma , onde vive agora no exílio.
Estelí não tem bispo desde 2021. Dom Álvarez foi então nomeado administrador apostólico, e na sua ausência o padre Frutos Valle foi nomeado administrador ad omnia, encarregado de supervisionar os bens da diocese. O regime também prendeu o padre Valle.
Molina disse à ACI Prensa que no próximo domingo (26) o padre completará seis meses de detenção numa casa de formação da qual não poderá sair.
Segundo a pesquisadora, os motivos da sua prisão não são conhecidos, “embora a ditadura não tenha outro motivo além do fato dele ser um padre católico para reprimi-lo”.
Walter Sánchez Silva é jornalista na ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, com mais de 15 anos de experiência cobrindo eventos da Igreja na Europa, América e Ásia.
Evangelho e palavra do dia 11 maio 2025 Primeira Leitura Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,14.43-52 Naqueles dias, Paulo e Barnabé partindo de Perge, chegaram
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.