Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
14 de jan de 2025 às 16:01
A Nicarágua cancelou a personalidade jurídica de 15 organizações sem fins lucrativos em 2025 entre as quais a Fundação das Freiras Dominicanas da Nicarágua. Elas se somam às mais de 5,4 mil organizações não-governamentais (ONGs) fechadas desde 2018 pelo governo do presidente Daniel Ortega, ex-líder guerrilheiro de esquerda que soma mais de trinta anos no poder, e de sua mulher, a co-presidente Rosario Murillo.
O jornal La Gaceta, veículo de comunicação oficial do governo da Nicarágua, anunciou em 8 de janeiro a “dissolução voluntária” de 11 dessas organizações, incluindo a organização humanitária Save the Children. Segundo seu site, a Save the Children atua no país da América Central desde 1986.
“O trabalho da Save the Children na Nicarágua se concentra em quatro áreas programáticas: educação, saúde e nutrição, governança dos direitos da criança e proteção à criança, além de ter a capacidade de responder a potenciais situações humanitárias”, disse a organização, ao acrescentar que tinha 46 pessoas trabalhando nas cidades de Manágua e Matagalpa.