O papa Francisco criticou hoje (19) a rigidez e as consequências negativas de não aceitar mudanças, internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, onde está há 34 dias.
"Se não aceitarmos mudar, se nos fecharmos em nossa rigidez, nos hábitos ou nas nossas formas de pensar, corremos o risco de morrer", disse o papa na catequese que havia preparado para a audiência geral de hoje.
"A vida está na capacidade de mudar para encontrar uma nova maneira de amar", disse Francisco.
No texto divulgado pela Santa Sé para a quinta audiência geral cancelada por causa de sua internação, o papa Francisco falou sobre o diálogo entre Jesus e Nicodemos, narrado no capítulo terceiro do Evangelho de são João.
O papa disse que Nicodemos, fariseu e membro do Sinédrio, vai a Jesus à noite, detalhe simbólico que sugere a escuridão interior que ele mesmo experimentou.
"Nicodemos é um homem que se encontra na escuridão das dúvidas, naquela escuridão que experimentamos quando não entendemos mais o que está acontecendo em nossas vidas e não vemos claramente o caminho a seguir", disse Francisco.
No entanto, apesar de sua confusão, Nicodemos busca Jesus porque sente que Ele pode lhe dar a luz de que precisa. O papa, então, cita a frase do Evangelho: “A luz verdadeira veio a este mundo, que ilumina todo o homem” (cf. Jo 1, 9).
Em seu diálogo com Jesus, Nicodemos não entende imediatamente suas palavras, porque continua a pensar com sua "própria lógica e categorias humanas", disse o papa Francisco.
O papa descreveu Nicodemos como um homem com uma identidade bem definida e um importante papel público, que "sente a necessidade de mudar, mas não sabe por onde começar".
Assim, Francisco disse como, em seu diálogo com Nicodemos, Jesus fala sobre “um novo nascimento, que não só é possível, mas até necessário em alguns momentos do nosso caminho”.
O papa Francisco disse que a expressão usada no Evangelho tem um duplo significado, pois pode ser traduzida como nascer novamente "do alto" ou "de novo".
Um jogo de palavras que, segundo o papa, revela que "se permitirmos que o Espírito Santo gere em nós uma vida nova, nasceremos de novo".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Vamos recuperar aquela vida que talvez estivesse se extinguindo em nós", disse também Francisco.
O papa Francisco partiu dessa passagem do Evangelho de são João para dizer que as mudanças às vezes são "assustadoras".
"As mudanças às vezes nos assustam. Por um lado, elas nos atraem, às vezes as desejamos, mas, por outro lado, preferimos permanecer nas nossas comodidades. É por isso que o Espírito nos incentiva a enfrentar esses medos", disse o papa, dizendo que Jesus diz a Nicodemos, um mestre em Israel, que os israelitas também estavam com medo enquanto caminhavam pelo deserto.
Francisco destacou que Nicodemos, ao longo do Evangelho de João, passa por um processo de transformação que se conclui no momento da Paixão, quando "ele se mostra abertamente como Seu discípulo, trazendo perfumes para o sepultamento do Senhor".
Olhando diretamente o medo para ser libertado
Assim, o papa Francisco justificou o exemplo de mudança que Nicodemos experimentou e convidou os fiéis a olhar para o Crucificado nos momentos de incerteza e medo.
"Só olhando diretamente para o que nos causa medo é que podemos começar a nos libertar. Nicodemos, como todos nós, poderá olhar para o Crucificado, Aquele que derrotou a morte, a raiz de todos os nossos medos", disse o papa.
"Levantemos também nós o olhar para Aquele a quem traspassaram, deixemos também nós sermos encontrados por Jesus", exortou Francisco.
O papa Francisco, que iniciou com essa catequese um ciclo de reflexões sobre os encontros de Jesus narrados nos Evangelhos, quis destacar o valor dos encontros na vida cotidiana.
"Há encontros que iluminam a vida e trazem esperança", disse o papa.
"Pode ocorrer que alguém simplesmente nos dê uma palavra que não nos faça sentir sozinhos na dor pela qual estamos passando. Às vezes, também pode haver encontros silenciosos, em que nada é dito, mas também esses momentos nos ajudam a retomar o caminho", disse Francisco.
Assine aqui a nossa newsletter diária
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.