Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
28 de mar de 2025 às 15:35
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia, chegou hoje (28) a São Paulo (SP) na peregrinação pró-vida “De Oceano a Oceano”, iniciativa do movimento pró-vida polonês para promover a devoção mariana em defesa da vida.
Na missa celebrada na paróquia São Geraldo, em São Paulo (SP) na intenção do II Congresso Internacional Vida e Família, de hoje (28) a domingo (30) em São Paulo, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro (RJ) dom Tiago Stanislaw disse que o avanço da cultura da morte no mundo, tem, que ser combatido com “civilização do amor”.
“Quando vamos pensar sobre aqueles que no mundo de hoje a civilização da morte, a civilização do ódio, precisamos falar contra as obras que estão desenvolvendo com amor”, disse o bispo.
Pintura de são Lucas
O ícone de Nossa Senhora de Częstochowa foi pintado por são Lucas Evangelista sobre um tampo de mesa que teria pertencido à Sagrada Família, em Nazaré. Ao longo dos séculos, essa imagem milagrosa passou por Bizâncio, atual Istambul, na Turquia, Rússia, Ucrânia, Hungria, até se estabelecer definitivamente no mosteiro dos padres paulinos, em Jasna Góra.
No século XVIII, o rei da Polônia João Casimiro Vasa proclamou Nossa Senhora de Częstochowa Rainha da Polônia, coroando-a solenemente. Todos os anos, milhões de peregrinos visitam o santuário de Jasna Góra para rezar diante da imagem.
O papa são João Paulo II, nascido na Polônia, era devoto de Nossa Senhora de Częstochowa.
No fim da missa, dom Stanislaw, também ele polonês, rezou a oração de consagração da Obra de Proteção da Civilização da Vida do Amor nas Mãos da Santíssima Virgem Maria, escrita no mosteiro dos padres paulinos, em Jasna Góra, em Częstochowa, Polônia, em 28 de janeiro de 2012:
“Santíssima Virgem Maria, Mãe puríssima de Deus, Virgem Imaculada!
Em Vossas mãos confiamos esta importante missão: que a civilização da vida e do amor seja protegida por Vós.
Vivemos em uma época desafiadora, marcada por um intenso ataque global da civilização da morte. Muitas vidas inocentes são perdidas: as dos nascituros, dos idosos e dos doentes. O número de vítimas já supera dois bilhões de seres humanos. Diariamente, mais de 50 mil crianças são exterminadas ainda no ventre materno.
Cresce o número de pessoas que optam por não ter filhos. Torna-se cada vez mais comum o uso de métodos anticoncepcionais que comprometem a fertilidade e destroem a vida. A infertilidade conjugal está aumentando.
Muitas vezes, a criança humana é reduzida a um mero produto da tecnologia moderna, tornando-se fonte de células e órgãos. Algumas são “fabricadas” com características geneticamente selecionadas, enquanto outras são descartadas. Centenas de milhares de crianças em estágio embrionário permanecem congeladas em nitrogênio líquido, suspensas entre a vida e a morte.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O direito internacional, elaborado por seres humanos, frequentemente se recusa a oferecer proteção legal à vida dos nascituros. A eutanásia está sendo legalizada em um número crescente de países. O ataque contra o matrimônio e a família se intensifica.
Mãe Santíssima! A Vós prometemos fazer todo o possível para proteger a vida humana, especialmente a dos pequeninos e indefesos. Diante de Vós, Mãe do Salvador, reconhecemos que, sozinhos, não somos capazes de vencer este embate global.
Assumi a liderança dos movimentos em defesa da vida e guiai-nos! Protegei a vida! Salvai as famílias! Fortalecei-nos! Intercedei junto ao Vosso Filho pelo triunfo da civilização da vida e do amor! Amém!”
Peregrinação pró-vida
Dom Tiago Stanislaw disse ao jornal Testemunho de Fé que a iniciativa começou em 2012 com leigos da Polônia e de outros países da região, porque o aborto havia se tornado um método anticoncepcional na Rússia comunista.
O ícone de Nossa Senhora está em peregrinação pelo Brasil de 21 de março a 4 de maio, passando por Aparecida (SP), Brasília (DF), Cachoeira Paulista (SP), Curitiba (PR), Londrina (PR), Petrópolis (RJ), Presidente Prudente (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). A rota da peregrinação pode ser vista aqui.
Peregrinação da imagem de Nossa Senhora na cidade de São Paulo
A imagem fica hoje na paróquia São Geraldo até às 16h e segue para a catedral greco-melquita Nossa Senhora do Paraíso, onde fiéis vão cantar o hino mariano oriental Akáthistos diante da imagem.
Assine aqui a nossa newsletter diária
Amanhã (29), depois de uma missa na catedral melquita ao meio-dia, a imagem será levada para o Santuário Theotókos – Mãe de Deus, onde haverá uma missa às 15h. Depois da missa no santuário Theotókos, a imagem vai para o Santuário Nossa Senhora Mãe dos Aflitos, da Fraternidade São João Paulo II.
Depois de missa no domingo (30) às 9h30 no Santuário Nossa Senhora Mãe dos Aflitos, o ícone de Nossa Senhora será transferido para o Santuário São Judas Tadeu no bairro do Jabaquara, na zona sul, para uma missa às 19h30.
Na manhã de segunda-feira (31), a imagem da padroeira da Polônia será levada para o Amparo Maternal, associação que ajuda mães e gestantes em situação de vulnerabilidade. À tarde, o ícone será transferido para a Associação Guadalupe, grupo pró-vida em São José dos Campos (SP) e para a Missão Sede Santos e o Hospital dos Raros, do padre Marlon Múcio, em Taubaté (SP).