Houve um crescimento de 1,15% na população mundial de fiéis, passando de cerca de 1,3 bilhão em 2022 a 1,4 bilhão em 2023 segundo o Annuario Pontificio 2025 e o Annuarium Statisticum Ecclesiae 2023, feitos pelo Escritório Central de Estatística da Igreja, que mostram uma notável expansão da população de fiéis no mundo no biênio 2022-2023.
No mesmo período, a população mundial cresceu cerca de 0,95%, segundo o Censo dos EUA.
Crescimento na África e na América Latina
O continente africano é o que mostrou maior crescimento em termos relativos. A população de fiéis na África aumentou em 3,31%, passando de 272 milhões em 2022 a 282 milhões em 2023. A República Democrática de Congo lidera a região com cerca de 55 milhões de fiéis. A África abriga atualmente 20% da população mundial de fiéis.
As Américas têm a maior proporção de fiéis do mundo, com 47,8% do total mundial. O crescimento no número absoluto de fiéis, porém, foi menor do que o da população mundial: 0,9% no período. O Brasil continua sendo o país com o maior número de fiéis no mundo: 182 milhões, ou 13% do total mundial. Argentina, Colômbia e Paraguai têm cerca de 90% de fiéis em sua população. Na América do Sul vivem 27,4% dos fiéis, 6,6% na América do Norte e 13,8% na América Central.
Situação na Ásia, na Europa e na Oceania
Na Ásia, a população de fiéis cresceu em 0,6% entre 2022 e 2023. Ainda que a região só tenha 11% do total mundial de fiéis, países como Filipinas e Índia têm uma presença significativa, com 93 milhões de fiéis nas Filipinas e 23 milhões na Índia, o que é 76, 7% do total de fiéis no sudeste da Ásia.
A Europa, que tem 20,4% dos fiéis no mundo, continua sendo o continente com menor crescimento de fiéis: 0,2% entre 2022 e 2023. Itália, Polônia e Espanha têm cerca de 90% de sua população se identificando como católica.
Na Oceania, a população católica também teve um leve aumento de 1,9%, com uma população total de cerca de 11 milhões de fiéis em 2023.
Aumento do número de bispos e sacerdotes
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O número de bispos também aumentou a nível global, aumentando em 1,4% entre 2022 e 2023. O total de bispos passou de 5.353 em 2022 a 5.430 em 2023. Esse crescimento ocorreu em todos os continentes, menos na Oceania, onde o número de bispos continuou constante. A maior parte do aumento foi registrado na África e na Ásia, com variações mais modestas na Europa e na América.
A Igreja registrou uma ligeira diminuição no número global de sacerdotes, com uma redução de 0,2%, passando de 407.730 sacerdotes em 2022 a 406.996 em 2023. Foram registrados aumentos significativos no número de sacerdotes, com um aumento de 2,7% na África e de 1,6% na Ásia. Na Europa e na Oceania, foi registrada uma diminuição no número de sacerdotes (-1,6% na Europa, -1,0% na Oceania).
Em todo o mundo, o número de padres por 259 mil fiéis reflete disparidades regionais. Embora a proporção seja maior na África e nas Américas, na Oceania, por exemplo, o número de padres por fiel é muito menor, sugerindo um excesso relativo de padres em comparação a outras regiões.
Diminuição de homens e mulheres religiosos
No campo dos religiosos e religiosas, observa-se uma continuação da tendência de queda no número de religiosos professos que não são padres e religiosas professas em todo o mundo. O número de homens e mulheres religiosos diminuiu 1,6% entre 2022 e 2023, de 599.228 para 589.423. Embora o número tenha diminuído globalmente, a África viu um ligeiro aumento de 2,2% no número de mulheres religiosas, enquanto a Europa, a América do Norte e a América Latina viram uma diminuição significativa.
Em termos de distribuição geográfica, a Europa continua sendo o continente com maior número de religiosas, sendo cerca de 32% das religiosas do mundo em 2023, seguida pela Ásia com 30% e pela América com 23%. Na África, a presença de mulheres religiosas continua significativa, sendo 14% do total mundial.
O declínio das vocações sacerdotais
O número de seminaristas continua sua tendência de queda desde 2012. Globalmente, o número de seminaristas diminuiu 1,8% entre 2022 e 2023, caindo de 108.481 para 106.495. Esse declínio afetou principalmente a Europa, a Ásia e as Américas, enquanto a África viu um ligeiro aumento de 1,1% no número de seminaristas.
Em termos comparativos, África e Ásia têm 61,4% de todos os seminaristas do mundo, um pequeno aumento em relação aos 61% em 2022. Na Europa e na América, a proporção de seminaristas diminui, o que reflete uma tendência crescente à escassez de vocações sacerdotais nessas regiões.
Assine aqui a nossa newsletter diária
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.