O papa Leão XIV reunirá os cardeais no Vaticano em 13 de junho para dar aprovação final às canonizações de oito beatos cujas causas foram promovidas pelo papa Francisco.
Será o primeiro consistório público ordinário do pontificado de Leão XIV. O papa Francisco convocou o consistório no fim de fevereiro, quando estava internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, mas ainda não havia uma data definida.
A cerimônia determina a etapa final do processo de canonização por meio de uma votação para definir a data em que os beatos serão proclamados santos.
O Departamento de Celebrações Litúrgicas Pontifícias confirmou hoje (4) a lista dos beatos:
1. Beato Bartolo Longo, leigo e advogado italiano, fundador do santuário de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, Itália.
Depois de abandonar o espiritismo e as seitas satanistas, ele abraçou o catolicismo e tornou-se um catequista fervoroso. Longo também é reconhecido como um dos maiores divulgadores da devoção ao Santo Rosário no século XX.
2. O consistório de 13 de junho também deve votar a data da canonização do "médico dos pobres", o venezuelano José Gregorio Hernández, que morreu num acidente de carro.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
3. Pietro To Rot, o primeiro beato de Papua-Nova Guiné que foi morto por defender o casamento católico.
4. Os cardeais também decidirão a data da canonização de Vincenza Maria Poloni, fundadora das Irmãs da Misericórdia de Verona, a quem se atribui a cura inexplicável da chilena Audelia Parra.
5. Ignazio Choukrallah Maloyan, bispo martirizado no genocídio armênio de 1915 pelos turcos.
6. María del Monte Carmelo Rendiles Martínez, fundadora da Congregação dos Servos de Jesus, será a primeira santa da Venezuela.
7. Maria Troncatti, freira professa da Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora. A missionária italiana passou grande parte de sua vida no Equador.
8. Pier Giorgio Frassati, membro leigo da Ordem Terceira de São Domingos, cuja canonização está prevista para 3 de agosto, coincidindo com o Jubileu dos Adolescentes. Esse aventureiro e alpinista desenvolveu um profundo amor por Cristo Eucarístico e por Nossa Senhora desde muito jovem.
Na juventude, ele dedicou-se inteiramente ao serviço dos pobres e buscou evangelizar por meio da política, aproximando seus amigos da fé.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Evangelho e palavra do dia 30 agosto 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,9-11 Irmãos, não é preciso escrever-vos a
Evangelho e palavra do dia 29 agosto 2025 “`html Leitura do Livro do Profeta Jeremias 1,17-19 Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: “Vamos,
Evangelho e palavra do dia 28 agosto 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 3,7-13 Irmãos, ficamos confortados, em meio a
Evangelho e palavra do dia 27 agosto 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 2,9-13 Irmãos, certamente ainda vos lembrais dos
Evangelho e palavra do dia 25 agosto 2025 “`html Início da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 1,1-5.8b-10 Paulo, Silvano e Timóteo, à Igreja
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.