As orientações sinodais são “um caminho que continuaremos a percorrer no seio da conferência episcopal”, disse o bispo de Leiria-Fátima, dom José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), ontem (28), na abertura da 211ª assembleia plenária da entidade, em Fátima.

Dom Ornelas lembrou que algumas semanas antes de sua morte, quando ainda estava internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, o papa Francisco aprovou “o processo de acompanhamento e avaliação da fase de implementação do Sínodo sobre a Sinodalidade e convocou uma inédita Assembleia Eclesial para outubro de 2028”. Com isso, considerou, Francisco deu “sinais claros de um caminho que se desejava irreversível para a renovação eclesial”.

O presidente da CEP recordou também que em janeiro deste ano foi realizado em Portugal o Encontro Sinodal Nacional e, desde então, equipes sinodais diocesanas “têm vindo a desenvolver um trabalho de proximidade com os agentes pastorais, de forma a dar a conhecer o Documento Final do Sínodo e promover a integração das orientações sinodais na vida das comunidades”.