As orientações sinodais são “um caminho que continuaremos a percorrer no seio da conferência episcopal”, disse o bispo de Leiria-Fátima, dom José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), ontem (28), na abertura da 211ª assembleia plenária da entidade, em Fátima.
Dom Ornelas lembrou que algumas semanas antes de sua morte, quando ainda estava internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, o papa Francisco aprovou “o processo de acompanhamento e avaliação da fase de implementação do Sínodo sobre a Sinodalidade e convocou uma inédita Assembleia Eclesial para outubro de 2028”. Com isso, considerou, Francisco deu “sinais claros de um caminho que se desejava irreversível para a renovação eclesial”.
O presidente da CEP recordou também que em janeiro deste ano foi realizado em Portugal o Encontro Sinodal Nacional e, desde então, equipes sinodais diocesanas “têm vindo a desenvolver um trabalho de proximidade com os agentes pastorais, de forma a dar a conhecer o Documento Final do Sínodo e promover a integração das orientações sinodais na vida das comunidades”.
Segundo dom Ornelas, esse caminho será continuado em Portugal “com a realização das próximas jornadas pastorais, em junho”. “Em conjunto com representantes das dioceses, dos institutos de vida consagrada, dos movimentos e dos organismos nacionais da CEP, aprofundaremos o espírito sinodal e refletiremos sobre os nossos processos de atuação e implementação concreta do documento sinodal, segundo as recentes orientações da Igreja”, disse.
“É juntos que poderemos efetivamente caminhar para uma Igreja onde se respire a alegria do Evangelho, na participação corresponsável de todos na vida e na missão das comunidades, a nível das paróquias, Dioceses e da Igreja no nosso país”, completou.
Em memória do papa Francisco
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
No início de seu discurso, dom Ornelas disse que a assembleia plenária acontece em um “ambiente de luto pela partida do papa Francisco”, mas também como “tempo de ação de graças pelo testemunho de fé e pelo caminho sinodal de transformação renovadora que imprimiu à Igreja”, que se deu “a partir do acolhimento, da escuta mútua e do discernimento no Espírito, como fundamento da missão comum e corresponsável de todos no anúncio transformador do Evangelho, a começar pelos mais pobres”.
O bispo de Leiria-Fátima disse ser “grande e mobilizador o legado” deixado pelo papa Francisco, “como caminho iniciado que precisa ser continuado, como ele mesmo repetia”.
“Somos, antes de mais, convidados a unir-nos, em comunhão fraterna e orante, com os cardeais eleitores em Roma, pedindo que Deus dê à sua Igreja um novo sucessor de Pedro, que continue a ser expressão da presença do Espírito que a une, conduz e envia, como fermento e semente de transformação do mundo na fraternidade, na justiça e na Paz, para ‘todos, todos, todos’” disse, repetindo a expressão usada pelo papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2023, em Lisboa, quando disse que “na Igreja há lugar para todos”.
Assembleia Plenária
A Assembleia Plenária da CEP segue até quinta-feira (1º). Ontem (28), os bispos celebraram uma missa em sufrágio pela alma do papa Francisco, no santuário de Fátima.
A agenda da assembleia inclui também: informações e propostas de comissões episcopais e delegados da CEP; reflexão em “estilo sinodal” sobre a situação dos seminários; proposta de documentos – Liturgia viva da Igreja, o primado da pessoa e da sua consciência, e a família; o processo sinodal, com informação e seguimento 2025-2028; o Jubileu 2025, com partilha e proposta de celebração comum; a proteção de menos e adultos vulneráveis, sobre a situação do processo de compensações financeiras; nomeações para vários órgãos da CEP; e relatório de contas 2024 do Secretariado Geral da CEP.
Natalia Zimbrão é formada em Jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É jornalista da ACI Digital desde 2015. Tem experiência anterior em revista, rádio e jornalismo on-line.
Evangelho e palavra do dia 14 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do
Evangelho e palavra do dia 13 setembro 2025 “`python from bs4 import BeautifulSoup, NavigableString import re def process_liturgy_html(html_input: str) -> str: “”” Process daily liturgy
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.