Com o conclave para eleger o sucessor do papa Francisco marcado para amanhã (7), vários lugares famosos da Cidade do Vaticano foram transformados. Abaixo um roteiro dos principais pontos da Cidade do Vaticano em que se desenrolam as ações do conclave.
Basílica de São Pedro
A maior e mais grandiosa igreja católica do mundo, a basílica de São Pedro já sediou vários eventos importantes na transição papal, como os três dias de velório e a missa de exéquias do papa Francisco.
Amanhã de manhã, o conclave vai começar com todos os cardeais presentes à Santa Missa para a Eleição do Romano Pontífice na basílica de São Pedro.
A Capela Paulina
Na capela, que fica no Palácio Apostólico, os cardeais eleitores normalmente se reúnem num horário adequado à tarde, depois da missa na basílica de São Pedro, antes de seguirem solenemente em procissão até a Capela Sistina, ali perto, para a eleição.
A Capela Sistina
A Capela Sistina é, por lei, o principal local onde ocorre a eleição do papa, tendo sido usada para esse propósito por quase 600 anos.
A capela deriva seu nome do papa Sisto IV, que encomendou a restauração de uma capela que ficava onde hoje se encontra a Capela Sistina. Sisto IV consagrou a capela em 1483, e um papa posterior, Júlio II, confiou a Michelangelo di Lodovico Buonarroti Simoni a tarefa de decorar o teto da capela.
Ao entrarem na Capela Sistina, os cardeais entoam o hino "Veni Creator Spiritus", invocando a orientação do Espírito Santo. Lá dentro, cada cardeal fará o juramento de observar os procedimentos, manter o sigilo e votar livremente no candidato que julgar mais digno.
Quando o último dos cardeais eleitores tiver prestado juramento, o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Ravelli, dará a ordem “Extra omnes” (“Todos fora”), dizendo que todos os que não participarem do conclave devem deixar a Capela Sistina.
A capela ficará totalmente fechada para qualquer pessoa que não esteja envolvida no conclave até que um novo papa seja escolhido.
Fora do conclave, cerca de cinco milhões por ano visitam a capela.
Sempre que os cardeais saem da capela — para comer ou dormir, por exemplo — eles não têm permissão para discutir nada sobre o que ocorreu lá dentro.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Casa Santa Marta
Inaugurada pelo papa são João Paulo II em 1996, o edifício, casa de hóspedes do Vaticano, é onde os cardeais eleitores e os legitimamente chamados a cooperar no processo eleitoral são alimentados e hospedados no conclave. O papa Francisco viveu na residência por todo o seu pontificado.
Assine aqui a nossa newsletter diária
Foram tomadas providências para garantir que a Casa Santa Marta esteja pronta para receber hóspedes adequados. Os infirmarii — três cardeais selecionados aleatoriamente para ajudar os cardeais doentes a votar — vão até o local para coletar os votos dos cardeais doentes confinados em seus quartos.
Praça de São Pedro
Tradicionalmente, fiéis do mundo inteiro se aglomeram na praça de São Pedro no conclave, rezando e observando a fumaça branca característica que sobe da chaminé da Capela Sistina.
Quando uma sessão de votação termina sem que nenhum homem atinja a maioria necessária, as cédulas são queimadas com palha úmida, fazendo com que saia fumaça preta da chaminé da Capela Sistina. Se um papa for eleito, as cédulas são queimadas com a adição de um agente químico, produzindo fumaça branca.
A Loggia das Bênçãos
A varanda central, ou loggia, da basílica de São Pedro é chamada de Loggia das Bênçãos e é o local tradicional em que o novo papa é apresentado ao mundo depois de sua eleição.
O cardeal diácono sênior anuncia da loggia aos reunidos na praça de São Pedro: "Habemus papam!" ("Temos um papa!") e qual o nome que ele adotou. O papa recém-eleito então sai para falar à cidade e ao mundo e abençoá-lo ("urbi et orbi").
Jonah McKeown é jornalista e produtor de podcasts de Catholic News Agency. Tem um mestrado na Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri e trabalhou como escritor, produtor radial e camarógrafo.
Os 133 cardeais eleitores ainda não escolheram o novo Papa. Para esta quinta-feira (08/05) estão previstas mais quatro votações. Vatican News Uma longa espera começou
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.