Este é um artigo do site ChurchPop
Um post tem chamado a atenção nas redes sociais nos últimos dias. O registro de crianças autistas sendo batizadas de forma cuidadosa e amorosa por este sacerdote nos lembra o mandato de Jesus: Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais (Mt 19,14).
O vídeo foi postado pelo Pe. Everton dos Santos Borges, da Paróquia Imaculado Coração de Maria, Planaltina (GO), explicando que “Após um ano de preparação, nossa primeira turminha de crianças autistas recebeu o Sacramento do Batismo. Que momento emocionante e cheio de amor!”
O sacerdote continua:
“Durante o Rito, tivemos o cuidado de respeitar a especificidade de cada criança, perguntando a elas ou às suas famílias como preferiam que fosse o contato com a água. Adaptamos o momento de acordo com as necessidades e sensibilidades de cada uma, para que se sentissem acolhidas, confortáveis e seguras. Foi uma experiência única, marcada pelo amor, respeito e inclusão. 💙”
Pe. Everton ressaltou ainda que: “Esta Celebração é um marco em nossa caminhada de fé e um testemunho de que é possível viver a Igreja como um lugar acolhedor para todos. Continuemos firmes na missão de evangelizar e catequizar com amor e respeito à individualidade de cada um! 💒”
Assista ao vídeo:
Em sua conta do Instagram, Pe. Everton afirma: “Sim, sou Autista.”
Ele explica que após “receber os laudos e diagnósticos confirmando que tenho neurodivergências, das mãos de excelentes profissionais – neurologistas e neuropsicólogos – percebi algo importante. Eu, que já iniciava, com a ajuda de paroquianos, a Catequese para crianças autistas, vi a necessidade de não me esconder.”
Um padre amigo, durante minhas dúvidas sobre revelar ou não meu diagnóstico, me disse algo que tocou profundamente: “Como o senhor ficará diante daqueles que defende e cuida, se não tem coragem de assumir publicamente que é um deles?”
O sacerdote conta que deseja “ajudar pais a aceitarem e amarem seus filhos com neurodivergências e encorajar adultos a buscarem o autoconhecimento. Assim, todos poderão viver com mais qualidade e diminuir o sofrimento próprio e ao redor.”
Reação dos internautas
O momento dos batismos já foi visto por meio milhão de pessoas, e muitas delas fizeram questão de expressar a beleza de ver os pequenos recebendo o sacramento e a tocante atitude do sacerdote.
“Que Padre maravilhoso. Aliás além das nomenclaturas usada, que ser humano maravilhoso. Vi aí empatia, inclusão e adaptação 👏🏻👏🏻👏🏻 por mais pessoas assim. 🙏🌻”, escreveu @bruna_.r.
“Que lindooooo!! Não é a quantidade de água, mas a fórmula que o próprio Senhor Jesus deixou ordenado aos discípulos e depois de 2 mil anos, aqui estamos …. O Batismo lava a alma do pecado original, lava a alma no Sangue do Cordeiro . VIVA A IGREJA CATÓLICA, viva a Igreja de Cristo”, falou @_mari.britto_oficial.
“Que lindeza e emoção! 🥰 🥰 🥰 Orgulho de ser católica e vivenciar esse acolhimento único e especial! 😍😍😍✨”, revelou @irla.pedpsico.
“Sou evangélica, mas tenho muito respeito pela igreja católica, pois Deus não olha placa, mas sim o coração do ser humano. Me emocionei com o cuidado e inclusão realizada. Isso é amor, é o que Deus espera de nós 👏”, disse @franciele_dias_ponciano.