O papa Francisco cancelou sua participação nos eventos que celebraria nos próximos três dias. Ele foi internado hoje (14) com bronquite, disse a Santa Sé em comunicado.
O papa não participará da audiência jubilar que estava marcada para amanhã (15).
Ele também não vai celebrar a missa de domingo (16) pelo Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura. O prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé, o cardeal português José Tolentino de Mendonça, fará isso em seu nome.
O papa cancelou seu encontro planejado com figuras do mundo da arte e sua visita aos estúdios de cinema Cinecittà em Roma na segunda-feira (17), “devido à sua incapacidade de participar”. Seria a primeira visita de um papa à chamada Hollywood italiana.
Francisco, de 88 anos, foi internado na Policlínica Gemelli, em Roma, sofrendo de bronquite, o que o impediu de ler alguns discursos em voz alta nos últimos dias.
"Esta manhã, no final das audiências, o papa Francisco foi internado na Policlínica Agostino Gemelli para alguns exames diagnósticos necessários e para continuar o tratamento em ambiente hospitalar para a bronquite em curso", disse a Santa Sé, sem especificar quanto tempo ele terá que ficar internado.
O papa apresentou os primeiros sintomas de bronquite no início da semana passada. Em 5 de fevereiro, ele anunciou que estava sofrendo de “um forte resfriado” e pediu desculpas por não poder ler sua catequese na audiência geral diante dos fiéis reunidos na Aula Paulo VI.
Em 6 de fevereiro, a Santa Sé confirmou que se tratava de bronquite, causada por uma inflamação do revestimento dos brônquios que dificulta a respiração.
"Devido à bronquite que ele sofre nestes dias, e para poder continuar suas atividades, na sexta-feira 7 e no sábado 8 de fevereiro, as audiências do papa Francisco acontecerão na Casa Santa Marta", disse a Santa Sé.
Desde então, embora o papa não tenha cancelado sua agenda, as audiências ocorreram na Casa Santa Marta, sua residência no Vaticano, e não no Palácio Apostólico, como é habitual, para evitar que ele saia à rua e se exponha às baixas temperaturas do inverno romano.
Quarta vez internado no hospital
Essa é a quarta vez que o papa Francisco foi internado. A última foi no fim de março de 2023, quando foi para o Gemelli com bronquite, que foi tratada com antibióticos.
O papa tem sofrido de problemas de saúde crescentes nos últimos anos , desde dores persistentes no joelho direito causada por artrose, até sua recente hospitalização por problemas respiratórios.
Apesar da bronquite, ele compareceu a todos os seus compromissos
Apesar do seu estado frágil, o papa Francisco manteve todos os seus compromissos agendados para hoje, antes de ser transferido para o Hospital Policlínico Gemelli, em Roma.
Segundo a agenda divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa se encontrou com o prefeito do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, cardeal Luis Antonio Tagle; com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico; com Mark Thompson, presidente e diretor-geral da CNN; e com membros da Fundação “Gaudium et Spes”, diante dos quais teve forças para fazer um breve discurso.
Papa Francisco com Mark Thompson, presidente e diretor geral da CNN, hoje (14) no Vaticano. Vatican Media
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O papa Francisco agradeceu-lhes pelo trabalho que fazem, “em favor dos mais pobres, seguindo os ensinamentos da constituição conciliar da qual vocês tiraram o nome e que honram com as suas ações”.
“Essa união se realiza por meio do Espírito Santo, que é Amor, e se manifesta na solidariedade, especialmente com aqueles que mais sofrem", disse o papa.
Francisco disse também que o poder do Espírito Santo leva os católicos a “ser instrumentos do amor de Deus que quer alcançar todos os homens, sem distinção”.
O papa Francisco disse que o grupo é “motivo de esperança para tantas pessoas que sofrem e estão desanimadas, pessoas que, por meio das suas obras, sentem que Deus as acaricia e consola no seu sofrimento”.
Guerra em Gaza no centro das negociações com Fico
O dia público do papa Francisco começou às 9h (5h no horário de Brasília), quando ele se encontrou com o primeiro-ministro da República Eslovaca, Robert Fico, na Casa Santa Marta por 30 minutos.
Papa Francisco hoje (14) com o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, antes de ir ao hospital. Vatican Media
Assine aqui a nossa newsletter diária
O político foi vítima de um atentado em maio do ano passado quando, depois de uma reunião do executivo em Handlová, Eslováquia, foi baleado no peito, no estômago e em uma perna. O papa falou sobre o ataque em seu discurso ao corpo diplomático da Santa Sé no mês passado, citando-o como um exemplo trágico do “clima de suspeita" gerado por notícias que “fomentam o ódio”.
Francisco deu de presente ao primeiro-ministro eslovaco a obra em terracota Ternura e Amor e entregou-lhe alguns dos documentos papais mais importantes do seu pontificado, como a Mensagem pela Paz deste ano. O papa também deu ao político o livro Perseguidos pela Verdade: Católicos Gregos Ucranianos por Trás da Cortina de Ferro.
Fico deu de presente ao papa Francisco uma obra de bronze representando os santos Cirilo e Metódio, bispos e padroeiros da Europa cuja festa é celebrada hoje, e uma pintura em madeira de um artista eslovaco representando um anjo da guarda.
Obra de bronze representando os santos Cirilo e Metódio, que Fico deu ao papa Francisco. Aigav
Logo depois, o primeiro-ministro da Eslováquia foi ao Palácio apostólico, onde se encontrou com o secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, que estava com o subsecretário para Relações com os Estados, dom Mirosław Wachowski.
Segundo um comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé, foi reafirmado o “apreço mútuo pelas sólidas relações bilaterais e o renovado compromisso comum pela coesão social” e foi dada especial atenção “ao tema da antropologia e às questões familiares e educativas”.
“O quadro internacional também foi discutido em profundidade, com foco na instabilidade contínua na Ucrânia, nas perspectivas de paz e na frágil trégua em Israel e na Palestina e na grave emergência humanitária em Gaza”, diz também o comunicado.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.