O papa Francisco vai liderar um fórum sobre justiça fiscal e solidariedade no Vaticano na quinta-feira (13) que conta com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Líderes mundiais, pessoal ou remotamente, abordarão a desigualdade no mundo.
O fórum Justiça Fiscal e Solidariedade: Rumo a um Lar Comum, Inclusivo e Sustentável foi organizado pela Pontifícia Academia de Ciências Sociais e pela Comissão Independente para a Reforma da Tributação Corporativa Internacional (ICRICT, na sigla em inglês).
Depois de uma introdução do secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, o papa Francisco vai abrir o primeiro painel de discussão com “algumas palavras”, disse o ICRICT em comunicado.
Outros discursos são esperados ao longo do dia, como os do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, do Partido Socialista Obrero Español, e de Lula, que participarão virtualmente.
Outras figuras políticas e econômicas, como o ex-presidente da África do Sul, Thabo Mbeki, e o economista americano Joseph E. Stiglitz, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2001 e copresidente do ICRICT, vão estar na sede da Pontifícia Academia de Ciências Sociais.
O objetivo anunciado pelos organizadores no site da Santa Sé é dizer que a desigualdade é alimentada por um sistema tributário internacional injusto.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“A evasão fiscal por parte de empresas multinacionais é um dos aspectos mais tóxicos da globalização”, diz a Pontifícia Academia de Ciências Sociais.
Os organizadores dizem que algumas grandes corporações, ao transferirem parte de seus lucros para paraísos fiscais, “privam os setores públicos dos recursos críticos necessários para investir em direitos humanos fundamentais”.
Esse é um obstáculo que torna ainda mais difícil enfrentar desafios globais como o combate às mudanças climáticas, as necessidades dos países mais endividados e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
"Esses são os principais problemas que a sociedade global enfrenta e precisamos propor reformas internacionais para promover a justiça tributária por meio da cooperação internacional", dizem os organizadores.
Em 2022, o papa falou sobre esse problema e pediu um sistema fiscal que “deve favorecer a redistribuição da riqueza, salvaguardando a dignidade dos pobres e dos mais pequenos, que correm sempre o risco de serem pisoteados pelos poderosos”.
“Os impostos devem ser justos, equitativos, fixados de acordo com a capacidade de contribuição de cada pessoa”, disse o papa.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.