O papa Francisco encorajou ontem (6) parteiras e ginecologistas obstetras a desempenharem sua missão não só com habilidade profissional, mas também com “um grande senso de humanidade”.
A declaração foi feita em discurso escrito distribuído em audiência com uma associação de parteiras e ginecologistas obstetras da região da Calábria, no sul da Itália.
Como Francisco sofre de bronquite, as reuniões do papa ontem aconteceram nos salões de sua residência na Casa Santa Marta, em vez do Palácio Apostólico.
A Sala de Imprensa da Santa Sé disse ontem que Francisco continuaria a fazer seus encontros na Casa Santa Marta hoje (7) e amanhã (8) devido à doença.
Papa Francisco recebe ontem (6) membros do membros da Ordem Interprovincial da Profissão de Obstetrícia de Catanzaro na Casa Santa Marta, no Vaticano. Vatican Media
“Num momento crucial da existência, como o nascimento de um filho ou filha, alguém pode se sentir vulnerável, frágil e, portanto, mais necessitado de proximidade, ternura e calor”, disse o papa Francisco ao grupo de parteiras e ginecologistas obstetras.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Faz muito bem, em tais circunstâncias, ter pessoas sensíveis e delicadas ao seu lado. Recomendo, portanto, que cultivem, além da competência profissional, um grande senso de humanidade, que confirme ‘no ânimo dos pais o desejo da nova vida e a alegria pela mesma, que desabrocha de eles se amarem’ (São João Paulo II, Discurso às Parteiras, 26 de janeiro de 1980) e contribua para ‘assegurar à criança um parto saudável e feliz’”.
Francisco falou sobre a perda de entusiasmo pela paternidade na Itália e em outros países, onde a maternidade e a paternidade não são mais vistas como “a abertura de um novo horizonte de criatividade e felicidade”.
O papa também pediu que parteiras e médicos cristãos usem a “medicina oculta, mas eficaz” da oração em suas práticas.
Quando for apropriado rezar diretamente com os pacientes ou fazer uma oração silenciosa no próprio coração, a oração pode “ajudar a fortalecer aquela 'admirável colaboração dos pais, da natureza e de Deus, da qual surge um novo ser humano à imagem e semelhança do Criador'”, disse Francisco, citando um discurso de 1951 do venerável papa Pio XII à União Católica Italiana de Parteiras.
“Eu os encorajo a sentir em relação às mães, aos pais e aos filhos que Deus coloca em seu caminho a responsabilidade de rezar por eles também, especialmente na Santa Missa, na adoração eucarística e na oração simples e diária”, disse o papa Francisco.
Hannah Brockhaus é jornalista correspondente da CNA em Roma (Itália). Ela cresceu em Omaha, no estado americano de Nebraska e é formada em Inglês pela Truman State University no Missouri (EUA).
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.