O papa Francisco se encontrou hoje (17), Quinta-feira Santa, com 70 detentos na prisão Regina Coeli, em Roma.
Segundo a Sala de Imprensa da Santa Sé, o papa falou sobre o motivo simbólico do rito do lava-pés que todo padre faz na missa da Quinta-feira Santa repetindo o gesto de Jesus, que, na Última Ceia, lavou os pés dos doze discípulos.
"Todos os anos, gosto de repetir o que Jesus fez na Quinta-feira Santa, o lava-pés, na prisão", disse Francisco.
Em sua primeira Semana Santa como papa, em 2013, Francisco foi a uma prisão juvenil em vez da basílica de São João de Latrão, catedral de Roma. Na penitenciária, ele lavou os pés de dez homens e duas mulheres, uma delas, muçulmana.
Saúde do papa
O papa Francisco falou então sobre suas limitações físicas, depois de ficar 38 dias internado no Hospital Agostino Policlínico Gemelli, em Roma, com problemas respiratórios.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Este ano não posso fazer isso, mas posso e quero estar perto de vocês”, disse Francisco aos presos. “Eu rezo por vocês e por suas famílias".
Depois de um momento de oração, o papa Francisco cumprimentou uma a um os detentos.
O papa chegou à prisão, perto do Vaticano e, portanto, no coração da cidade, por volta das 14h54, onde foi recebido por Claudia Clementi, diretora da penitenciária, e pelos funcionários da prisão. Foi uma visita breve que durou cerca de 30 minutos.
Porta santa na penitenciária
Depois de inaugurar o Jubileu da Esperança de 2025 com a abertura da porta santa da basílica de São Pedro, o papa foi dois dias depois, em 26 de dezembro, à prisão de Rebibbia para abrir uma porta santa na penitenciária.
As portas santas, pela tradição, são as das quatro basílicas papais de Roma: São Pedro no Vaticano, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Evangelho e palavra do dia 14 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro dos Números 21,4b-9 Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do
Evangelho e palavra do dia 13 setembro 2025 “`python from bs4 import BeautifulSoup, NavigableString import re def process_liturgy_html(html_input: str) -> str: “”” Process daily liturgy
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.