O papa Francisco, que fez uma aparição surpresa hoje (6) na Praça São Pedro, ainda em convalescença de uma pneumonia bilateral disse que está experimentando a “carícia amorosa” de Deus neste período de longa enfermidade em que cancelou por prescrição médica, os seus compromissos públicos.
“Caríssimos, assim como durante a minha hospitalização, também agora, na minha convalescença, sinto o “dedo de Deus” e experimento a sua carícia cuidadosa”, disse o papa na mensagem que preparou para a oração do Ângelus.
Não estava previsto, mas o papa chegou à Praça São Pedro, onde centenas de fiéis estavam reunidos para o Jubileu dos Enfermos, por volta das 11h45 (hora local) e foi recebido com alegria.
Ele chegou em uma cadeira de rodas e usando cânulas nasais através das quais recebe oxigênio que o ajuda a respirar.
O papa Francisco, na sua mensagem para o ângelus dominical, comentou o Evangelho do V Domingo da Quaresma, que tem como tema a mulher adúltera, e destacou a misericórdia de Jesus, que “devolve a essa mulher a beleza perdida”.
Papa Francisco fez um breve discurso aos fiéis. Daniel Ibañez/ EWTN News
Diante do julgamento dos escribas e fariseus, o Senhor não condena, “passa o dedo sobre esse pó e escreve para ela uma nova história".
O papa Francisco confessou sentir-se pessoalmente tocado por este mesmo “dedo de Deus” neste tempo de fragilidade.
No âmbito do Jubileu dos Enfermos e do mundo da saúde, que a Igreja celebrou este fim de semana no contexto do Ano Santo da Esperança, pediu orações por todos os que sofrem e por aqueles que cuidam deles: "Médicos, enfermeiros e profissionais da saúde, que nem sempre são ajudados a trabalhar em condições adequadas e, às vezes, são até vítimas de agressão”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Sua missão não é fácil e deve ser apoiada e respeitada”, afirmou.
O papa também pediu que “sejam investidos em tratamento e pesquisa, para que os sistemas de saúde sejam inclusivos e atentos aos mais frágeis e aos mais pobres”.
Ainda em sua mensagem, agradeceu às detentas da prisão feminina de Rebibbia pelo bilhete que lhe enviaram. "Oro por elas e por suas famílias", disse.
Por ocasião do Dia mundial do esporte para a paz e o desenvolvimento, ele também expressou o seu desejo de que o "esporte seja um sinal de esperança para tantas pessoas que precisam de paz e inclusão social", e agradeceu as "associações esportivas que educam concretamente para a fraternidade
O papa Francisco, como é costume nas suas mensagens, aproveitou o Ângelus para fazer um apelo à paz.
Pediu orações pelos povos atingidos pela guerra e pela violência: desde a “atormentada Ucrânia, atingida por ataques que causam muitas vítimas civis,”, até Gaza, onde “as pessoas são reduzidas a viver em condições inimagináveis, sem abrigo, sem comida, sem água potável”.
Ele também mencionou a difícil situação no Oriente Médio, no Sudão, no Sudão do Sul, na República Democrática do Congo, em Mianmar, atingida pelo terremoto, e no Haiti, onde duas freiras foram assassinadas recentemente.
“Que as armas sejam silenciadas e o diálogo seja retomado”, exclamou o papa Francisco, que concluiu a sua mensagem com uma invocação à Nossa Senhora.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Celebrando o Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, enviou uma importante mensagem à Igreja. Ele ressaltou uma verdade
A Ilha da Madeira acolhe um retiro espiritual destinado ao clero, que será orientado pelo Cardeal D. Manuel Clemente, Patriarca emérito de Lisboa. Esta iniciativa
A solenidade de Corpus Christi ganhou um toque especial e inspirador dentro de uma casa brasileira. Um grupo de irmãos decidiu recriar a tradicional procissão
Um acampamento de verão cristão no estado do Colorado chegou a um acordo com o Departamento Estadual de Primeira Infância, permitindo que o acampamento continue
Evangelho e palavra do dia 01 julho 2025 Leitura do Livro do Gênesis 19,15-29 Naqueles dias, os anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levanta-te, toma tua
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.