O papa Francisco enviou uma mensagem para a inauguração do Complexo do Cristo Protetor ontem (6) em Encantado (RS), no Vale do Taquari. No local está a maior estátua de Jesus do Brasil, chamada Cristo Protetor. Ele tem 43,5 metros de altura, sendo 37,5 metros de estátua e 6 metros de pedestal, e 39 metros de envergadura.

“Esta majestosa obra, fruto da fé e da devoção de tantas pessoas, tornou-se desde a sua construção, em meio aos desafios da pandemia, um sinal eloquente do acolhimento e da esperança deste povo, inspirando nos milhares de peregrinos provenientes do mundo inteiro sentimentos de resiliência e de renovação, especialmente nos momentos de maior dificuldade como nas recentes catástrofes naturais que atingiram esta região”, disse o papa, na mensagem lida pelo superior geral dos missionários scalabrinianos, padre Leonir Chiarello, antes da missa que foi celebrada pelo arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler. O papa se referia às chuvas de maio de 2024 que atingiu mais de 90% dos municípios do Rio Grande do Sul, causando enchentes e provocando a morte de 183 pessoas.

Na missa de abertura, dom Jaime disse que o “monumento, expressão da vida de fé da comunidade local de Encantado, desperta admiração”.