Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
6 de abr de 2025 às 11:34
O papa Francisco, que continua convalescente em Santa Marta, a sua residência no Vaticano, para onde regressou há duas semanas, depois de 38 dias internado no Hospital Policlínico Gemelli, em Roma, com uma pneumonia bilateral, reapareceu hoje (6) de surpresa na Praça São Pedro.
Em uma cadeira de rodas e acompanhado pelo seu enfermeiro pessoal, Massimo Strappetti, o papa chegou ao altar principal, onde o pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, dom Rino Fisichella celebrou em seu nome a missa do Jubileu dos Enfermos, um dos principais eventos do Ano Santo. Em seguida, abençoou, não sem dificuldade, os fiéis presentes na Praça São Pedro.
Ainda assim, o papa encontrou forças para dizer algumas palavras: “Feliz domingo, obrigado a todos”, disse com uma voz cansada e com dificuldades em respirar quando lhe aproximaram o microfone.
Francisco atravessou o corredor isolado que divide uma das zonas da Praça São Pedro, onde estavam reunidos centenas de fiéis que o receberam com grande entusiasmo e festejaram de alegria ao vê-lo.
Como se pode ver nas fotografias, o papa esteve sempre usando as cânulas nasais através das quais recebe oxigênio em momentos específicos do dia, uma vez que ainda não é capaz de respirar por si próprio.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Esta é uma das principais consequências da sua pneumonia bilateral, que, segundo as últimas atualizações médicas do Vaticano, está em remissão. Outra das consequências é a perda de voz, algo normal, segundo os médicos, nessa doença tão agressiva e que, em todo o caso, é reversível. Os médicos estão confiantes de que o papa Francisco possa recuperar a fala “muito em breve”.
Segundo o Vaticano, antes de saudar os fiéis, o papa “recebeu o sacramento da reconciliação na basílica de São Pedro, reuniu-se em oração e atravessou a Porta Santa”.
O papa recebeu alta do hospital Policlínico Gemelli, onde esteve internado durante quase 40 dias com uma infeção grave que pôs em risco a sua vida duas vezes, precisamente há 15 dias, no dia 23 de março.
Naquela ocasião, o papa Francisco, antes de voltar ao Vaticano, permaneceu durante pouco mais de um minuto na varanda do quinto andar do hospital Policlínico Gemelli, em Roma, para saudar e abençoar os fiéis. Desde então, não voltou a aparecer em público.
A Santa Sé ainda não se pronunciou sobre a possível presença do papa Francisco nos ritos da Semana Santa. A Sala de Imprensa indicou que “ainda é prematuro falar sobre isso” e garantiu que dará detalhes posteriormente.