“O papa Leão XIV nos mostra já no início do seu pontificado um pouco da linha do seu projeto de vida escolhendo este nome que, se refere a Leão XIII que toca de maneira fundamental a doutrina social da igreja”, disse hoje (8) o bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na coletiva de imprensa sobre a eleição do cardeal Robert Prevost como papa Leão XIV.
Leão XIII fundou a doutrina social da Igreja com sua encíclica Rerum novarum sobre as relações de trabalho no mundo industrial.
“Um dos pontos fundamentais” é “o bem comum, é o bem entre os povos, é a paz”, disse dom Ricardo. O papa Leão XIV “veio mostrar que é preciso que o mundo inteiro olhe pela paz”, pois “são mais de 80 conflitos no mundo”.
“Penso que, com esse início do pontificado dele, apontando a paz esteja com vocês, ele nos mostra e nos convida que é preciso retomar esta doutrina social da igreja, que tem como objetivo fundamental o diálogo entre as nações e o bem comum. É um ponto que eu diria significativo e trouxe já uma de maneira muito positiva algo que todos nós ansiamos, a paz no mundo”, pontuou o bispo.
O secretário-geral da CNBB também destacou que o papa Leão XIV “foi um grande formador”.
“Por um grande período na vida dele, ele formou os agostinianos, esteve à frente da sua congregação. Então, este ponto vai dar um diferencial significativo no seu papado, no seu pontificado”, ressaltou dom Ricardo. “Inclusive, citou santo Agostinho hoje na sua fala: "convosco sou cristão, para vós eu sou bispo". Eu acho que isso já mostra a clareza da teologia do papa Leão XIV”.
Cardeal Prevost no Brasil
“O então cardeal Prevost já estava com as passagens compradas, porque estaria aqui na semana passada na nossa assembleia geral para pregar o retiro a todos os bispos do Brasil. E quando nós o convidamos, ele imediatamente aceitou”, disse o bispo auxiliar de Brasília ressaltando que todo ano a Conferência tem uma assembleia e “esse ano aconteceria a 62ª Assembleia dos Bispos do Brasil” em Aparecida (SP).
Ele explicou que “todo ano” a CNBB “escolhe um pregador para este retiro” e “este ano, em fevereiro, a presidência ao visitar o então cardeal Prevost”, que era o prefeito do Dicastério para os Bispos, fez “este convite e ele aceitou de muito grado”.
“A partir disso, então, já estava programando, inclusive já tinha provavelmente as meditações feitas. Vamos ver se a gente consegue resgatar com ele as meditações para o nosso retiro”, disse o bispo relatando que “a assembleia iria acontecer de 30 de abril a 9 de maio, mas com a morte do papa Francisco, ela foi suspensa”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Além do então cardeal Prevost, dom Ricardo contou que a assembleia também teria a presença do então secretário-geral do Sínodo dos Bispos, cardeal Mário Grech.
Segundo Hoepers, o papa leão XIV “tem um carinho” e “um amor muito grande pelo Brasil”.
“O carinho que ele tem, a preocupação que ele tem para com o Brasil, a admiração que ele tem pelo nosso trabalho, isso nos traz muita alegria, porque ele nos conhece profundamente. Para nós, então, é um grande presente para o episcopado do Brasil, que hoje, é o maior episcopado do mundo”, enfatizou dom Ricardo. “Então, ganhamos um grande presente. O Papa Leão XIV conhece o Brasil e com certeza teremos todo o apoio dele naquilo que faz parte também do nosso trabalho pastoral”.
Segundo a CNBB, antes de ser papa, o cardeal Prevost veio ao Brasil, como padre geral dos Agostinhos em 2012 e 2013.
Mensagem da CNBB ao papa Leão XIV
“Inspirados pelo exemplo dos santos missionários que aqui plantaram as sementes da fé, como são José de Anchieta, queremos caminhar em comunhão com seu ministério, com espírito sinodal e missionário, para fazer da Igreja cada vez mais uma casa de portas abertas, onde todos se sintam acolhidos, amados e valorizados, especialmente os pobres”, escreveu dom Ricardo Hoepers na mensagem da CNBB ao papa Leão XIV pedindo que “a luz do Espírito Santo guie constantemente suas decisões, fortaleça sua missão de ser sinal de unidade, amor e esperança para todos os povos, como verdadeiro pastor segundo o coração de Cristo”.
O secretário-geral da CNBB também enfatizou que “o Brasil acolhe sua eleição com o coração aberto” e conta que ao papa Leão XIV que “foram dias intensos de oração, em que todas as nossas comunidades se uniram para rezar pelo sufrágio da alma do papa Francisco, e depois dos novemdiales, pelo conclave, para que o Espírito Santo conduzisse o Colégio Cardinalício”.
Ao final, o bispo em nome da Conferência rogou que “Maria Santíssima, a Mãe Aparecida, proteja sua vida e seu ministério com seu manto de ternura e amor maternal”. Ele também pediu ao papa Leão XIV “sua bênção para todo o povo brasileiro”, destacando que “os bispos do Brasil se colocam à inteira disposição de seu pastoreio”.
Monasa Narjara é jornalista da ACI Digital desde 2022 e foi jornalista na Arquidiocese de Brasília entre 2014 a 2015.
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
A gente repropõe uma entrevista com dom Robert Francis Prevost concedida ao diretor editorial Andrea Tornielli, em maio de 2023, pouco depois da nomeação a
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.