"O Santo Padre nos mostrou que a vida também é marcada pela fragilidade, e que a fragilidade não deve ser rejeitada, não deve ser descartada", disse o presidente da Pontifícia Academia para a Vida (PAV), dom Vincenzo Paglia, na apresentação da conferência internacional sobre longevidade promovida pela Santa Sé.
O papa esteve internado de 14 de fevereiro até ontem (23) no Hospital Policlínico Agostino Gemelli.
A conferência Cúpula de Longevidade do Vaticano: desafiando o relógio do tempo, organizada pela Pontifícia Academia para a Vida, discute o envelhecimento a partir de uma perspectiva ética, científica e social.
Na apresentação do evento, o arcebispo italiano destacou que o papa Francisco, de 88 anos, propôs em sua convalescença no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, que agora continuará pelos próximos dois meses no Vaticano, "um magistério extraordinário não com palavras, mas com o corpo, e nos diz a todos que somos todos irmãos e irmãs, que devemos cuidar uns dos outros".
"Alguém disse que o papa não fala; Ele não fala com a boca, porém o ensinamento que ele nos deu nesses dias no hospital com o uso do corpo é uma grande demonstração da importância dos idosos que não conseguem sair da doença", disse dom Paglia.
A conferência de imprensa no Vaticano onde houve a conferência de hoje (24). Daniel Ibáñez/EWTN
Para o presidente da Pontifícia Academia para a Vida, o papa Francisco "nos lembra que a voz dos frágeis é uma voz que deve nos ensurdecer, porque nos lembra que não somos órfãos".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O arcebispo disse que o papa Francisco, "com sua atual fraqueza física, está mostrando que as pessoas mais velhas e mais fracas ainda podem dar muito à sociedade e não devem ser marginalizadas".
Dom Paglia disse também que o papa Francisco é "o primeiro papa na história que está comprometido com uma espiritualidade dos idosos".
"Com suas poucas palavras na oração do meio-dia de domingo, Francisco mostrou que está comprometido com a proximidade com o próximo", disse também o presidente da PAV.
Respondendo a um jornalista sobre a conveniência de estabelecer um limite de idade para o cargo de papa, dom Paglia ressaltou que, ao longo da história da Igreja, sempre houve papas que tiveram que lutar contra doenças.
Assim, o arcebispo convidou os fiéis a não ver o papado só no "nível funcional".
"A Igreja não se guia pelos pés, mas pela cabeça e, sobretudo, pelo coração", disse também o presidente da PAV.
"Acho que o papa Francisco realmente representa o que achamos que deve acontecer com todos os idosos", disse o arcebispo italiano que liderou um movimento na Itália para considerar o envelhecimento não só como um fenômeno biológico, mas como uma oportunidade para valorizar os idosos na sociedade.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Evangelho e palavra do dia 10 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo,
Evangelho e palavra do dia 09 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 41,55-57.42,5-7a.17-24a Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.