O estado clínico do papa Francisco permanece "estável" dada a complexidade do seu estado geral, disse hoje (12) a Sala de Imprensa da Santa Sé.
Em seu relatório mais recente sobre o estado de saúde do papa, internado há 27 dias no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, a Sala de Imprensa disse que uma radiografia de tórax feita ontem confirmou o progresso da condição do papa.
Francisco continua recebendo oxigenoterapia de alto fluxo no dia e ventilação mecânica não invasiva à noite.
Hoje de manhã, depois de participar dos exercícios espirituais online transmitidos da Aula Paulo VI, o papa comungou, dedicou um tempo à oração e depois fez fisioterapia.
À tarde, o papa voltou a participar dos exercícios espirituais da Cúria Romana, alternando oração e repouso com sessões de fisioterapia respiratória.
Na segunda-feira (10), a equipe médica do hospital suspendeu o prognóstico reservado de Francisco depois de notar uma consolidação das melhoras observadas nos dias anteriores.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo fontes da Santa Sé, isso significa que o papa Francisco não corre perigo iminente e que a antibioticoterapia está respondendo efetivamente contra a pneumonia bilateral.
Fontes da Santa Sé disseram que, no contexto do retiro quaresmal, Francisco não vai voltar à sua agenda de trabalho esta semana e vai se concentrar na oração. Também não haverá comemoração do 12º aniversário de seu pontificado, que ocorre amanhã (13).
Sobre uma possível viagem à Turquia, a Sala de Imprensa da Santa Sé enfatizou que, embora o papa Francisco tenha manifestado sua intenção de visitar o país, nenhuma data oficial foi definida e a viagem não foi confirmada.
Foi uma resposta à declaração do patriarca ecumênico ortodoxo Bartolomeu confirmando a visita do papa à Turquia para o 700º aniversário do Concílio de Niceia em maio.
Em novembro do ano passado, o papa Francisco disse querer visitar Niceia, atual İznik, Turquia, para celebrar o 1.700º aniversário do primeiro concílio ecumênico na história da Igreja, feito em 325 d.C.
Almudena Martínez-Bordiú é uma jornalista espanhola correspondente da ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, em Roma e no Vaticano, com quatro anos de experiência em informação religiosa.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.