Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
30 de abr de 2025 às 12:27
A paróquia de Santa Maria de Duas Igrejas, em Braga, Portugal, inaugurou no domingo (27) um monumento e um novo altar dedicados ao beato Carlo Acutis. A celebração estava marcada, incialmente, em razão da canonização de Carlo, que aconteceria naquele dia, mas foi suspensa por causa da morte do papa Francisco em 21 de abril.
Na paróquia de Duas Igrejas há uma relíquia de primeiro grau de Carlo Acutis e foi de lá que a devoção ao futuro santo se espalhou por Portugal.
A missa foi celebrada pelo arcebispo de Braga, dom José Cordeiro, que recordou, além de Carlo, o papa Francisco morto na segunda-feira de Páscoa. “Duas grandes figuras da esperança que devem inspirar-nos a todos”, disse.
A celebração começou com a bênção dada por dom José Cordeiro ao novo altar dedicado a Carlo Acutis, no qual está a relíquia do beato.
Participaram da celebração muitas crianças, adolescentes e jovens pertencentes a catequese, agrupamento de escuteiros e outros movimentos paroquiais. Muitos deles foram vestidos de calça jeans e camisa vermelha, como Carlo Acutis aparece em uma de suas fotos mais conhecidas.
Em sua homilia, o arcebispo de Braga incentivou os cristãos, especialmente os mais jovens, a viverem uma fé autêntica e criativa, inspirada na vida do beato Carlos Acutis.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Que cada um de nós seja original, não fotocópia de ninguém, e não tenha medo de ser feliz, não tenha medo de ser cristão como foi Carlo Acutis”, disse.
Depois da celebração dom José Cordeiro inaugurou e abençoou o monumento dedicado ao beato Carlo Acutis, no adro paroquial.
O monumento, criado pelos artistas Luís Dias e Maciel Cardeira, tem o formato de uma chama, “simboliza a luz de Cristo, a luz que Carlo Acutis transmitia aos pobres, sem abrigo e desfavorecidos”, diz a paróquia. Também funciona como queimador de velas.
Ao final, um representante da paróquia agradeceu a presença do arcebispo de Braga, saudou os fiéis e grupos de peregrinos de outras localidades e recordou o papa Francisco, “grande impulsionador da beatificação e canonização” de Carlo Acutis.
O pároco de Duas Igrejas, padre Manuel da Cunha Rodrigues, saudou e agradeceu a presença de todos na cerimônia, no domingo da Divina Misericórdia, para honrar dois grandes inspiradores de “santidade, caridade, humildade”.