A Páscoa não é um “acontecimento espetacular” com o qual “Deus se impõe a si mesmo e nos obriga a acreditar n’Ele”, disse o papa Francisco na homilia que escreveu para a Vigília Pascal, que foi celebrada pelo decano do colégio de cardeais, cardeal Giovanni Battista Re. O papa disse que não se pode celebrar a Ressurreição “sem continuar a enfrentar as noites que trazemos no coração e as sombras de morte que muitas vezes pairam sobre o mundo”.
A celebração do Sábado Santo é uma das mais evocativas da Semana Santa, que comemora a Ressurreição de Jesus Cristo.
Um momento de celebração. Zofia Czubak/EWTN News
A liturgia, da qual o papa não participou apesar de, algumas horas antes, ter ido rezar na basílica de São Pedro, começou com a igreja mergulhada na escuridão total para simbolizar a morte de Jesus.
No texto lido por Battista Re, o papa Francisco destacou que a Ressurreição “é semelhante a pequenos rebentos de luz” que surgem “paulatinamente”, “sem fazer barulho, por vezes ainda ameaçados pela noite e pela incredulidade”.
“Não é uma meta que Jesus alcança por um caminho fácil, contornando o Calvário; e nós tampouco podemos vivê-la de maneira despreocupada e sem hesitação interior”, insistiu
O papa disse que “este ‘estilo’ de Deus liberta-nos de uma religiosidade abstrata, iludida ao pensar que a ressurreição do Senhor resolve tudo de um modo mágico".
O Sábado Santo é uma das celebrações mais evocativas da Semana Santa. Zofia Czubak/EWNT News
Por outro lado, apreciou o fato de que a Vigília Pascal ilumina o caminho pouco a pouco, irrompe na escuridão da história sem alarido, brilha discretamente nos nossos corações” e, portanto, propôs “uma fé humilde, desprovida de qualquer triunfalismo”.
O papa Francisco exortou os fiéis a reproduzirem a Páscoa em suas vidas e a se tornarem “construtores de esperança, enquanto tantos ventos de morte ainda sopram sobre nós”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Pelas crianças que nunca nasceram e pelos que são maltratados
Por meio do cardeal Re, o papa disse: “Queiramos sê-lo para aqueles que não têm fé no Senhor, para quem se perdeu pelo caminho, para os que desistiram ou estão curvados sob o peso da vida, para quem está sozinho ou fechado na própria dor, para todos os pobres e oprimidos da Terra, para as mulheres humilhadas e assassinadas, para as crianças maltratadas e para aquelas que nunca nasceram, para as vítimas da guerra”.
O papa deixou claro que, embora Cristo tenha vencido o pecado e destruído a morte, “na nossa história terrena, o poder da sua ressurreição ainda está a cumprir-se”. Portanto, exortou os fiéis: “deixemos brotar a esperança da Páscoa nas nossas vidas e no mundo”.
“Quando ainda sentimos o peso da morte dentro do nosso coração, quando vemos as sombras do mal que continuam a sua marcha ruidosa no mundo, quando sentimos arder as feridas do egoísmo ou da violência na nossa carne e na nossa sociedade, não desanimemos, voltemos ao anúncio desta noite: ainda que estejamos nas trevas, a luz brilha lentamente; aguarda-nos a esperança de uma vida nova e de um mundo finalmente libertado; um novo começo pode surpreender-nos, mesmo que às vezes pareça impossível, porque Cristo venceu a morte”, disse.
O círio pascal é o símbolo do Cristo ressuscitado. Zofia Czubak/EWTN News
O papa Francisco citou no texto santo Agostinho e a mística do século XIII Hadewijch de Antuérpia.
“Cristo ressuscitado é o ponto de viragem definitivo da história humana. Ele é a esperança que não se extingue. Ele é o amor que nos acompanha e sustenta”, disse.
A liturgia começou no átrio da basílica de São Pedro, onde ocorreu a bênção do fogo novo e a preparação do círio pascal, símbolo do Cristo ressuscitado. Em seguida, houve a procissão até o altar, com o círio aceso, acompanhada pelo canto do tradicional Exultet, a proclamação da Páscoa que anuncia a Ressurreição.
Depois desse rito inicial, foram celebradas a Liturgia da Palavra e a Liturgia Batismal, durante a qual o cardeal Re administrou os sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Confirmação e Eucaristia) a três novos fiéis, também conhecidos como neófitos.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Evangelho e palavra do dia 10 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo,
Evangelho e palavra do dia 09 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 41,55-57.42,5-7a.17-24a Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.