Patriarca recebe propostas para o acolhimento e integração de pessoas migrantes – Agência ECCLESIA
14/maio/2025
Este é um artigo do site ECCLESIA.
Centro Padre Alves Correia e Cáritas Diocesana de Lisboa reuniram-se com D. Rui Valério, na sequência da assinatura de carta de compromisso
Foto: Patriarcado de Lisboa
Lisboa, 13 mai 2025 (Ecclesia) – O Centro Padre Alves Correia (CEPAC) anunciou na última quinta-feira que apresentou ao patriarca de Lisboa, em conjunto com a Cáritas Diocesana de Lisboa (CDL), “propostas de ação concretas” para o acolhimento e integração de pessoas migrantes.
D. Rui Valério recebeu no dia 5 de maio, em audiência, na Casa Patriarcal, em Moscavide, as duas instituições, depois de representantes de várias organizações católicas e civis se reunirem a 14 de março, na Universidade Católica Portuguesa em Lisboa, para debater e afirmar o papel ativo da Igreja no acolhimento e integração de pessoas migrantes, informa o Patriarcado de Lisboa.
A iniciativa “A Igreja, Lugar de Esperança”, no âmbito da celebração do Jubileu dos Migrantes, promovido pelo CDL e CEPAC, resultou na carta de compromisso ‘A Igreja, Lugar de Esperança: Acolher, proteger, promover e integrar a pessoa migrante’, que conta já com 132 assinaturas digitais.
“Desde então, a CDL e o CEPAC procuraram divulgar a Carta, apelaram ao envio de propostas de ações concretas que podem ser realizadas em torno dos compromissos na Diocese de Lisboa, em particular, reuniram os contributos recebidos e discutiram-nos com um grupo alargado de pessoas interessadas e signatárias da Carta”, revelou a nota do Centro Padre Alves Correia.
Segundo indica a instituição, da reflexão conjunta organizaram-se as propostas em quatro linhas de ação: “Sensibilizar as comunidades que acolhem; Envolver as comunidades que acolhem; Garantir a prestação de serviços às comunidades migrantes e Integrar/Incluir as comunidades migrantes”.
A CEPAC, a CDL e os signatários do compromisso reconhecem “a importância de a Igreja ter uma voz e um papel ativo na área das Migrações, alicerçada na sua experiência de terreno, de escuta e proximidade junto da pessoa migrante” e, por isso, estão “comprometidos com a continuidade do trabalho em rede dentro e fora da Igreja”.
“Empenhados nas respetivas missões, de serviço às pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade e exclusão, comprometemo-nos coletivamente com a concretização das propostas apresentadas em torno dos vários eixos”, pode ler-se no comunicado.
A carta, escrita em reação ao apelo do Papa Francisco para que todos sejam “Peregrinos de Esperança”, a propósito do Jubileu 2025, assenta em quatro compromissos.
“Promover e a concretizar a cultura do encontro como caminho para a fraternidade, local e universal”; “construir uma sociedade e comunidades cristãs que acolhem, protegem, promovem e integram”; “ser e a construir pontes, dentro e fora da Igreja”, “ser lugar de Esperança para todas as pessoas, irmão ou irmã, que decidem ou são forçadas a migrar”, pode ler-se no documento.
LJ
Link original
O post não representa, necessariamente, a opinião do nosso blog.
Evangelho e palavra do dia 14 maio 2025 Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,15-17.20-26 Naqueles dias, Pedro levantou-se no meio dos irmãos e disse: “Irmãos,
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.