Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
3 de abr de 2025 às 09:32
Cerca de 20 mil peregrinos de 90 países, entre doentes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, vão participar do Jubileu dos Enfermos e do Mundo da Saúde no próximo fim de semana, dias 5 e 6 de abril.
Segundo o Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, a Itália será o país com maior representação, mas também devem são esperadas delegações do Brasil, EUA, Espanha, Colômbia, Argentina, França, México, Alemanha, Croácia, Filipinas, Peru, Congo, Austrália, Chile, Etiópia, Canadá e Camarões.
Associações e entidades italianas da área da saúde vão participar da organização das atividades, destacando o trabalho da Fratres, associação católica que promove a doação de sangue; ANED, que luta por uma vida melhor para todas as pessoas que sofrem de doenças renais, por meio de sistemas de hemodiálise domiciliar; a Associação dos Médicos Católicos Italianos, o Hospital Pediátrico Bambino Gesù e a Fundação Banco Farmacêutico.
No sábado (5), vão começar as atividades programadas para esse sétimo grande evento do Jubileu da Esperança, quando os peregrinos poderão fazer a peregrinação à porta santa da basílica de São Pedro, momento de recolhimento e renovação espiritual com o qual se poderá obter a indulgência plenária.
Os fiéis que peregrinam a qualquer lugar sagrado, como as principais basílicas pontifícias de Roma ou os lugares venerados da Terra Santa, podem se beneficiar dessa graça jubilar, quer sejam visitas individuais ou em grupo, dedicando sempre tempo à adoração eucarística e à meditação.
À tarde, Roma será palco de vários encontros e conferências, no âmbito dos “Diálogos com a Cidade”, uma série de eventos organizados em diferentes praças do centro histórico da Cidade Eterna.
Um dos eventos mais importantes acontecerá na Piazza di Spagna, onde vai ocorrer o encontro “O Valor do Dom e da Solidariedade”, com a participação do pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização da Santa Sé, dom Rino Fisichella; de Orazio Schillaci, ministro da Saúde da Itália; de Roberto Gualtieri, prefeito de Roma; e de Francesco Rocca, presidente da Região do Lácio.
Na Pontifícia Universidade da Santa Cruz, das 15h (11h no horário de Brasília) às 18h (14h no horário de Brasília), vai ocorrer o congresso internacional “Hospice = Hope“, que abordará a importância do cuidado integral para pacientes crônicos ou no fim da vida.
Ao mesmo tempo, a American Heart Association dará um curso de ressuscitação cardiopulmonar, disponível em vários idiomas, enquanto a organização Fratres vai promover uma campanha especial de doação de sangue, com uma coleta extraordinária entre 7h30 (3h30 no horário de Brasília) e 13h00 (9h no horário de Brasília).
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Momentos de oração
Ao longo do dia, serão feitas várias atividades de sensibilização em diferentes zonas da cidade.
Na frente espiritual, a igreja de Santa Monica, na Piazza Sant’Uffizio, sediará uma conferência sobre a vida da beata Benedetta Bianchi Porro, estudante de medicina que morreu de uma doença rara.
A irmã de Benedetta, Emanuela Bianchi Porro, e o padre Andrea Vena, postulador de sua causa de canonização, estarão no encontro.
Também foram programados momentos de oração e catequese em várias igrejas da capital italiana, liderados por congregações religiosas dedicadas ao cuidado dos doentes.
Na igreja de Santa Maria del Suffragio, os participantes poderão participar da reflexão Sui passi do Beato Luigi Novarese. Trovare la benedizione quando la vita è attraversata dalla fragilità (Seguindo os passos do Beato Luigi Novarese. Encontrar a bênção quando a vida é atravessada pela fragilidade), enquanto na igreja de Santa Maria Maddalena, o encontro Sui passi di San Camillo de Lellis. Il cuore unifica una vita frammentata (Seguindo os passos de São Camilo de Lellis. O coração unifica uma vida fragmentada).
Na igreja de São Gregório VII, a Fundação Banco Farmacêutico organizou o colóquio “Cuidar e ser cuidado: onde está a nossa esperança?”, com o vigário episcopal para a Pastoral da Saúde de Roma, dom Andrea Manto; Sergio Daniotti, presidente do Banco Farmacêutico; e Giorgio Bordin, presidente da Medicine and Person.
Na Pontifícia Universidade Lateranense, haverá um congresso promovido pela Conferência Episcopal Italiana e pela Universidade Católica do Sagrado Coração, que abordará o papel das associações de pacientes na construção de um Sistema Nacional de Saúde mais humano e participativo.
No domingo (6), o Jubileu dos Enfermos continuará com a missa na Praça de São Pedro, celebrada por dom Rino Fisichella. Na ocasião, será lida uma homilia escrita pelo papa Francisco, que continua convalescendo no Vaticano depois de sua internação, e deve enviar uma mensagem.