Este artigo é o do site Aci Digital
Para ler o artigo original clique aqui!
29 de abr de 2025 às 16:51
“Pertencer ou não ao Reino de Deus não depende de conhecer explicitamente a Cristo”, disse o arcipreste da basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti, em sua homilia na quarta missa do Novendiales pela morte do papa Francisco. “Não é a profissão de fé, o conhecimento teológico ou a prática sacramental que garante a participação na alegria de Deus, mas sim o envolvimento qualitativo e quantitativo na vida humana dos nossos irmãos mais pequeninos”, disse Gambetti.
Interpretando a passagem do Evangelho em que Jesus fala sobre como as ovelhas e as cabras serão separados no juízo final (cf. Mt 25,31-43), o cardeal disse que as ovelhas “não se rebelam, são fiéis, mansas, cuidam dos cordeiros e dos mais fracos do rebanho”. As cabras se referem, segundo o cardeal, àqueles que “querem independência, desafiam o pastor e os outros com seus chifres, saltam sobre outras cabras em sinal de domínio, quando em perigo pensam em si mesmas e não no resto do rebanho, estão destinadas ao fogo eterno”.
Gambetti perguntou aos cardeais reunidos em Roma para o conclave que elegerá o sucessor de Francisco: “Qual dos dois estilos nós incorporamos?”