O padre Callistus Isara, superior geral da Sociedade Missionária de São Paulo, falou sobre os desafios que a Igreja enfrenta na Nigéria, incluindo a perseguição aos cristãos, e enfatizou a resiliência da mensagem do Evangelho.
O padre Isara falou, em 20 de janeiro, sobre o crescimento da Igreja à ACI Africa, agência da EWTN na África, no âmbito da conferência “O Concílio Vaticano II 60 anos depois e a Igreja na Nigéria”.
O padre disse ser necessário “aprofundar essa fé, para que a espiritualidade coincida com a vida das pessoas”.
Sobre a dolorosa perseguição que os cristãos sofrem dos grupos islâmicos, o padre Isara disse que eles são “uma semente que foi plantada".
“Deus vai regá-la e a Igreja vai expandir-se ainda mais nessas áreas de perseguição”, disse o superior geral da Sociedade Missionária de São Paulo.
“Eles podem bombardear igrejas e padres, mas não podem destruir o Evangelho de Jesus Cristo. O sangue dos mártires é a semente da fé cristã. Sempre que as pessoas perseguem a Igreja, pensando que vão eliminá-la, é quando a Igreja cresce ainda mais”, disse o padre.
Isara pediu também um foco renovado na catequese e no crescimento espiritual na Igreja na Nigéria, ao falar sobre a necessidade de aprofundar a fé, especialmente em meio à perseguição.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“A Igreja, esperançosamente, pela graça de Deus, continuará a crescer”, disse o padre.
Isara lamentou que tenha havido um declínio na catequese nos últimos anos.
“Quando eu era criança, todos os domingos à noite voltávamos à igreja para fazer catequese. Havia um ensino da doutrina. Precisamos restaurar a Igreja a esse nível”, disse o padre.
Ao falar sobre a importância das vocações, o padre nigeriano de 59 anos exortou os jovens que pensam em aderir ao sacerdócio ou à vida religiosa a abraçarem a vocação.
“O Senhor diz que a colheita é abundante, mas os trabalhadores são poucos. Nunca poderemos ter padres suficientes nesta vida. Se há jovens hoje que querem ser sacerdotes, sejam bem-vindos a bordo”, disse Isara.
O padre Isara disse estar otimista com o futuro da Igreja na Nigéria e encorajou o aprofundamento da fé e a aceitação dos sacrifícios necessários para o crescimento espiritual.
“Ninguém pode acorrentar a Igreja. Ninguém pode matar o Evangelho. São Paulo e são Silas foram acorrentados na prisão, mas Deus os resgatou porque a palavra de Deus não podia ser acorrentada”, disse o padre.
Abah Anthony John é um jornalista nigeriano com grande interesse pela comunicação da Igreja Católica e pelo apostolado da mídia. É bacharel em Comunicação de Massa pela Benue State University, em Makurdi, na Nigéria. Tem vasta experiência em produção impressa, eletrônica e multimídia.
Em um encontro realizado no contexto do Ano Jubilar, o Sumo Pontífice recebeu em audiência peregrinos da Igreja Greco-Católica Ucraniana. Durante a reunião, o líder
Em 2024, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) mobilizou um volume impressionante de recursos em demonstração de solidariedade internacional. A organização pontifícia arrecadou
Em um gesto de reconhecimento póstumo, o Governo de Cabo Verde concedeu uma importante distinção a Dom Paulino Livramento Évora. O religioso, que foi Bispo
A Santa Sé e a Cáritas Internacional, em conjunto com outras organizações de desenvolvimento, fizeram um forte apelo pelo fim da crise global da dívida
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.