Hoje é dia de são José Operário, mas nem sempre foi assim. Essa festa foi instituída pelo papa Pio XII em 1º de maio de 1955 com a intenção de dar um sentido cristão ao feriado secular do Dia do Trabalho que já era celebrado em muitos países em 1º de maio.
“Estamos felizes por anunciar-vos nossa decisão de instituir — como, de fato, instituímos — a festa litúrgica de São José Operário, para o dia 1º de maio. Estais satisfeitos com este nosso presente, operários?”, foram as palavras do papa Pio XII na mensagem aos trabalhadores reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano, naquela ocasião.
Na mensagem, Pio XII disse que o inimigo de Cristo estava semeando discórdia entre a classe trabalhadora “fazendo todo o possível para espalhar ideias falsas sobre o homem e o mundo, sobre a história, sobre a estrutura da sociedade e da economia”. O inimigo citado era o socialismo-marxismo ateu.
Ele chamou de “calúnia atroz” o que se dizia na época de que “Igreja está aliada do capitalismo contra os trabalhadores” e destacou o “amor da Igreja pelos operários”. A Igreja, como mãe e mestra, “é sempre particularmente solícita para com seus filhos que se encontram em circunstâncias mais difíceis”.
Em seu discurso, o papa Pio XII também reafirmou a condenação da Igreja às ideias socialistas marxistas muito difundidas na época entre os trabalhadores depois da publicação do “Manifesto do Partido comunista”, de Karl Marx e Friedrich Engels, em 1848, que apresentou uma solução materialista e ateia para a questão dos trabalhadores.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O final do século XIX e início do século XX foi marcado pela Revolução Industrial que aumentou significativamente a produção industrial, mudando a forma de relação entre capital e trabalho, fazendo surgir a classe dos trabalhadores. Por causa das condições precárias de trabalho, eles reivindicavam seus direitos.
Neste contexto e para tentar dar um sentido cristão ao feriado, o papa resolveu dar de presente aos trabalhadores a festa de são José Operário, para que a dignidade do trabalho seja reconhecida por todos e para dar aos trabalhadores um santo protetor e exemplo de humilde operário.
“O humilde operário de Nazaré não somente personifica diante de Deus e da Igreja a dignidade de um homem que trabalha com suas mãos, mas é também o guardião providente de vós e vossas famílias”, disse ele na época.
Que o santo custódio da Sagrada Família “seja para todos os trabalhadores do mundo, especial protetor diante de Deus e escudo para proteger e defender nas penalidades e nos riscos de trabalho”, concluiu.
A preocupação da Igreja com a condição dos trabalhadores já havia surgido em 1891, quando o papa Leão XIII publicou a encíclica Rerum Novarum,a primeira a dedicar-se inteiramente a um tema social, por isso é considerada o início da Doutrina Social da Igreja.
Escrevo para a ACI Digital há oito anos e desde 2023 sou correspondente do Brasil para o telejornal EWTN Noticias. Sou certificada em espanhol pelo Instituto Cervantes. Tenho experiência em redação de conteúdo religioso para mídias católicas em português e espanhol e em tradução de sites religiosos. Sou casada, tenho três filhos e sou catequista há mais de 15 anos. Escrevo de Petrópolis (RJ).
Evangelho e palavra do dia 31 agosto 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro do Eclesiástico 3,19-21.30-31 (gr. 17-18.20.28-29) Filho, realiza teus trabalhos com mansidão
Evangelho e palavra do dia 30 agosto 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 4,9-11 Irmãos, não é preciso escrever-vos a
Evangelho e palavra do dia 29 agosto 2025 “`html Leitura do Livro do Profeta Jeremias 1,17-19 Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: “Vamos,
Evangelho e palavra do dia 28 agosto 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 3,7-13 Irmãos, ficamos confortados, em meio a
Evangelho e palavra do dia 27 agosto 2025 “`html Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses 2,9-13 Irmãos, certamente ainda vos lembrais dos
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.