O diretor do Instituto Superior de Estudos de Guadalupe (ISEG) e postulador da causa de canonização de são Juan Diego, padre Eduardo Chávez, disse que “Santa Maria de Guadalupe é a mulher do Apocalipse”, assim como “modelo de evangelização perfeitamente inculturado”.

O padre Chávez, um dos principais especialistas em Nossa Senhora de Guadalupe, disse à ACI Prensa – agência em espanhol do Grupo ACI –,  que, “se prestarmos atenção e refletirmos no que diz a Sagrada Escritura, a imagem da Virgem de Guadalupe é Apocalipse 12,1-2: um grande sinal no céu, uma mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e, coroada de doze estrelas, está a ponto de dar à luz. Está grávida”.

O sacerdote mexicano indicou que “o que o Apocalipse diz é exatamente o que é a iconografia de Santa Maria de Guadalupe. Recordem que ela é o modelo de evangelização perfeitamente inculturado, como disse o papa João Paulo II, e assim como fala com sua própria voz através de São Juan Diego, também fala através da imagem e é entendida perfeitamente pelos indígenas, porque tem essas sementes do verbo de sua cultura”.