Evangelho e palavra do dia 10 setembro 2025
Evangelho e palavra do dia 10 setembro 2025 “`html Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,1-11 Irmãos, se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por
Se você já participou de Missas na Quaresma, deve ter notado que algo muda na liturgia: o ambiente fica mais sóbrio, as músicas são mais contidas, e o Aleluia desaparece. Mas por quê?
A Quaresma é um tempo de preparação e conversão, um caminho que nos leva à Páscoa. A Igreja nos convida a vivê-la com mais recolhimento, penitência e oração, para que possamos abrir o coração à graça da Ressurreição. Tudo na liturgia desse período tem um propósito, desde as cores litúrgicas até o silêncio do Aleluia.
Como ensina o Catecismo da Igreja Católica, a Quaresma é um tempo que nos convida a um "esforço de conversão, na busca de uma resposta mais fiel ao amor de Deus" (CIC 1439). É um tempo de "retorno à casa do Pai", como na parábola do filho pródigo (Lc 15,11-32), e a própria liturgia nos ajuda a mergulhar nesse espírito.
A palavra "Aleluia" vem do hebraico e significa "Louvai ao Senhor". É uma expressão de júbilo e exaltação a Deus, usada tanto no Antigo Testamento (Sl 146-150) quanto no Novo Testamento. No livro do Apocalipse, por exemplo, os santos no Céu entoam o Aleluia ao redor do trono do Cordeiro (Ap 19,1-6).
Quando cantamos o Aleluia na Missa, estamos nos unindo ao louvor eterno dos anjos e santos no Céu. Como dizia Santo Agostinho, "cantar é próprio de quem ama", e o Aleluia é o canto de quem já participa da alegria celestial.
Porém, a Quaresma nos lembra que ainda estamos a caminho, vivendo o mistério da Cruz antes da vitória da Ressurreição. Por isso, a Igreja nos convida a silenciar o Aleluia como um sinal de espera. Santo Ambrósio dizia que a Quaresma é um tempo em que "nos privamos por um pouco da alegria dos anjos, para que possamos compartilhá-la plenamente na Páscoa".
A Igreja vive o ano litúrgico como um grande caminho espiritual, e cada tempo tem seu significado. Durante a Quaresma, nos unimos a Cristo em sua caminhada rumo ao Calvário. O silêncio do Aleluia é uma expressão simbólica desse caminho de renúncia e penitência, preparando-nos para a explosão de alegria da Páscoa.
Além do Aleluia, outros elementos na liturgia expressam esse espírito penitencial:
Esses sinais externos nos ajudam a entrar no clima da Quaresma, lembrando-nos do que diz São João da Cruz: "Para chegar ao que não sabes, deves ir por onde não sabes". O silêncio litúrgico nos convida a um esvaziamento interior, para que possamos acolher melhor a plenitude de Deus.
No Sábado Santo, a Igreja guarda o grande silêncio da espera. Mas na Vigília Pascal, a explosão de luz e canto marca o momento em que o Aleluia volta a ser entoado, com um brilho ainda maior!
Essa tradição é muito antiga. Santo Agostinho, em suas homilias pascais, exortava os fiéis: "Cantemos o Aleluia, mas não aqui na terra; esperemos pelo Céu, onde o Aleluia nunca cessará". E Santo Efrém, o Sírio, dizia que "a Igreja cala o Aleluia na Quaresma para que ele renasça na Páscoa com um júbilo novo".
Quando sentir falta do Aleluia na Quaresma, lembre-se: ele não foi esquecido, mas reservado para um momento maior. Enquanto isso, seguimos caminhando, preparando o coração para o Dia que não terá fim!
Evangelho e palavra do dia 10 setembro 2025 “`html Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,1-11 Irmãos, se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por
Evangelho e palavra do dia 09 setembro 2025 “`html Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 2,6-15 Irmãos, assim como aceitastes a Cristo Jesus
Evangelho e palavra do dia 08 setembro 2025 “`html Leitura da Profecia de Miquéias 5,1-4a Assim diz o Senhor: “Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre
Evangelho e palavra do dia 07 setembro 2025 “`html Primeira Leitura Leitura do Livro da Sabedoria 9,13-18 (gr.13-18b) Qual é o homem que pode conhecer
Evangelho e palavra do dia 06 setembro 2025 “`html Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,21-23 Irmãos, vós, que outrora éreis estrangeiros e
Evangelho e palavra do dia 05 setembro 2025 “`html Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,15-20 Cristo Jesus é a imagem do Deus