O papa Francisco pediu aos casais que se preparem adequadamente para o casamento e se comprometam com um “amor que dura a vida toda”, em mensagem aos jovens publicada depois de sua morte.
A carta, prefácio do livro Love Forever (Amor para sempre) da Fundação YOUCAT, incentiva os jovens que consideram o casamento a “acreditar no amor, acreditar em Deus e acreditar que são capazes de encarar a aventura” do matrimônio para toda a vida.
O papa descreveu no texto os votos matrimoniais tradicionais de “até que a morte nos separe” como “uma promessa extraordinária”.
"Claro, eu não sou cego, e vocês também não. Quantos casamentos hoje fracassam depois de três, cinco, sete anos?", escreveu o papa no prefácio, publicado na segunda-feira (28) pelo jornal americano New York Times na segunda-feira.
Perguntando retoricamente se seria melhor “evitar a dor, tocar-se só como numa dança passageira, desfrutar um do outro, brincar juntos e depois ir embora”, o papa respondeu que o amor “até segunda ordem” não é amor.
“Nós, humanos, temos o desejo de ser aceitos sem reservas, e aqueles que não têm essa experiência muitas vezes — sem saber — carregam uma ferida para o resto da vida”, disse Francisco. “Em vez disso, os que entram numa união não perdem nada, mas ganham tudo: a vida em sua plenitude”.
O papa disse que pediu à Igreja que "os ajudasse a construir uma base para o seu relacionamento baseada no amor fiel de Deus". Francisco escreveu que "sonhava" com um programa de formação matrimonial no estilo do catecumenato para a Igreja, um programa que pudesse durar anos e que "os salvasse de decepções, de casamentos inválidos ou instáveis".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Citando o material de formação matrimonial do YOUCAT como um guia, o papa disse que os casais devem “participar absolutamente de cursos de preparação para o matrimônio”.
“Antes de receber o sacramento do matrimônio, é necessária uma preparação adequada”, escreveu o papa.
“Não podemos continuar como antes: muitos só veem o belo rito. Então, depois de alguns anos, eles se separam. A fé é destruída. Feridas são abertas. Muitas vezes, há crianças que sentem falta do pai ou da mãe”, disse o papa Francisco.
Comparando o casamento à dança do tango na Argentina, seu país natal, o papa Francisco disse que tratar o casamento dessa maneira é "como dançar tango mal".
"O tango é uma dança que deve ser aprendida. Isso é ainda mais verdadeiro quando se trata de casamento e família", disse o papa.
Assine aqui a nossa newsletter diária
Citando sua exortação apostólica anterior Amoris laetitia, Francisco concluiu o prefácio: “No amor jovem, a dança — passo a passo, uma dança em direção à esperança com os olhos cheios de admiração — não deve parar”.
Daniel Payne é editor sênior da Catholic News Agency (CNA). Anteriormente, ele trabalhou no site de notícias College Fix e na agência de notícias Just the News. Ele mora no estado americano da Virgínia com sua família.
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Paris, mundialmente conhecida como a cidade-luz, assume um significado ainda mais profundo para a extensa família dos Missionários do Espírito Santo. Para eles, a capital
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.