Uma pequena cidade insular no norte da Itália fará uma réplica da lagoa local em um presépio para a praça de São Pedro. É a primeira vez que o presépio do Vaticano terá uma lagoa.
“Não há apenas o trabalho por trás disso, mas há o amor, há a paixão de todos”, disse Andrea de Walderstein, arquiteto, designer e gerente de construção do presépio, à CNA, agência em inglês da EWTN News.
“Somos os primeiros a levar água para São Pedro”, disse ele. O presépio reproduzirá a lagoa de Grado, cidade com cerca de 8 mil pessoas que fica em uma ilha e península adjacente no mar Adriático entre Veneza e Trieste.
Walderstein disse que lagoa terá quase 30 metros de comprimento e mais de 13 metros de largura. Ela está sendo montada “praticamente como um Lego”, disse o arquiteto. Só o aterro da “lagoa” requer 102 tijolos de isopor.
Preparativos para o presépio e a lagoa na praça de São Pedro. Crédito: Hannah Brockhaus/CNA.
Embora não tenham revelado todas as surpresas, de Walderstein e Antonio Boemo, o coordenador e líder do projeto, disseram à CNA que a réplica da lagoa será ambientada no início dos anos 1900 e contará com uma praia, ilhas, barcos, animais e representantes dos habitantes da cidade.
A cena, que será inaugurada no sábado (7), também contará com os casoneri, os pescadores que costumavam viver em cabanas nas ilhas da lagoa de Grado. Segundo a Santa Sé, os pescadores e as mulheres tradicionalmente só vinham à vila todos os anos na Páscoa e no Natal.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Maria, José e o menino Jesus estarão dentro de uma das cabanas dos pescadores, chamada de casone.
"O que nos interessa é que as pessoas admirem, fiquem curiosas e entendam os sentimentos que temos quando vamos à lagoa", disse Boemo.
Mas trazer um grande corpo de água para a Praça de São Pedro representou um desafio importante: como evitar que as gaivotas de Roma a transformassem em um bebedouro gigante para pássaros.
Essa era uma grande preocupação para o Vaticano, disse Walderstein. "Então, criamos um sistema com máquinas ultrassônicas para mantê-las afastadas".
A ideia de Boemo para um presépio com a lagoa de Grado surgiu anos atrás. Ele disse à CNA que uma proposta foi enviada ao Vaticano em 2016 e que ele está muito feliz por finalmente ver seu sonho se tornar realidade.
Ele contou que este projeto envolveu toda a comunidade de Grado, com 40 pessoas fisicamente envolvidas na construção e estima-se que 500 moradores da cidade participarão da inauguração.
O arquiteto de Walderstein também disse que, depois de ter sido originalmente contratado apenas para fazer o projeto da lagoa, também "fará a obra, porque eu realmente gosto de tocá-la com minhas próprias mãos e construí-la com minhas próprias mãos".
"Tenho que agradecer a Antonio, que me envolveu nesta aventura. Estou muito feliz", disse ele.
Hannah Brockhaus é jornalista correspondente da CNA em Roma (Itália). Ela cresceu em Omaha, no estado americano de Nebraska e é formada em Inglês pela Truman State University no Missouri (EUA).
Evangelho e palavra do dia 10 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 44,18-21.23b-29.45,1-5 Naqueles dias, Judá aproximou-se de José e, cheio de ânimo,
Evangelho e palavra do dia 09 julho 2025 “`html Leitura do Livro do Gênesis 41,55-57.42,5-7a.17-24a Naqueles dias, todo o Egito começou a sentir fome, e
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.