Este é um artigo do site ChurchPop
O Evangelho de São Mateus relata que, pouco tempo depois de nascido em Belém, Jesus recebeu a visita de magos vindos do Oriente (Mt 2, 1). Como sabemos, eles presentearam o Menino Deus com ouro, incenso e mirra. Mas você sabe o porquê e o que cada um deles significa?
Qual o significado de cada presente que os Reis Magos levaram para o Menino Jesus?
Alguns teólogos acreditam que os Reis Magos eram astrólogos vindos da Pérsia, o que explicaria o fato deles se interessarem em seguir a “estrela do Oriente”. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, eles se tornam os primeiros gentios a reconhecerem a majestade de Cristo (CIC 528).
Com a ajuda do astro, encontraram o local onde o Rei dos Judeus havia nascido! São Mateus conta que “entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.” (Mt 2, 11).
- O ouro representa a realeza e a majestade de Cristo;
- O incenso, usado para a adoração a Deus, aponta a Sua Divindade;
- A mirra, que era usada como óleo para sepultamentos, faz referência à Paixão e morte de Jesus.
E como, na nossa vida, podemos oferecer tais presentes a Cristo?
São Gregório Magno certa vez citou numa homilia uma excelente maneira de como os cristãos podem “atualizar” o oferecimento destes presentes ao Menino Deus em suas vidas cotidianas. Segundo o santo:
- O ouro é a sabedoria de Cristo que permitimos que nos ilumine;
- O incenso é a oração e adoração que damos a Ele;
- A mirra são os sacrifícios diários que fazemos por amor a Ele.