«Queremos ser próximos e construir a unidade com todos», afirmou bispo de Angra, no Senhor Santo Cristo dos Milagres – Agência ECCLESIA

26/maio/2025

Este é um artigo do site ECCLESIA.

D. Armando Esteves Domingues desejou que dias da festa «sejam de esperança para o mundo», e testemunhem essa «fraternidade circulante»

Ponta Delgada, Açores, 26 mai 2025 (Ecclesia) – O bispo de Angra apelou hoje ao “testemunho da unidade, do amor e da paz de Deus”, na Eucaristia por intenção da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres e dos seus benfeitores, em Ponta Delgada (São Miguel).

“Queremos ser próximos e construir a unidade com todos. Não devia haver ninguém, nem nada dentro da Igreja que pudesse deixar de fazer da intimidade com Deus o símbolo da unidade. Levemos ao mundo a força do espírito que nos é comunicada”, disse D. Armando Esteves Domingues, esta segunda-feira, dia 26 de maio, citado pelo portal online ‘Igreja Açores’.

Na Eucaristia por intenção da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres e dos seus benfeitores, o bispo de Angra pediu que “não se cansem de ser testemunho da unidade, do amor e da paz de Deus”, afirmando que precisam “estar juntos”.

“Que estes dias sejam de esperança para o mundo. Que sejamos testemunhas desta fraternidade circulante”, acrescentou.

O Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres (Diocese de Angra) está a celebrar as suas festas, desde sexta-feira, de 23 a 29 de maio; os dias principais foram vividos este sábado e domingo, com procissões e a Missa do Senhor Santo Cristo.

Foto: Igreja Açores

“Fomos uma equipa só estes dias sentindo que esta era uma missão de toda a Igreja. A proximidade é essencial. O mundo precisa de experimentar esta unidade”, salientou D. Armando Esteves Domingues, na Missa concelebrada pelo arcebispo de Boston, o reitor deste santuário cristológico e outros sacerdotes.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres 2025, em Ponta Delgada (São Miguel), têm como lema ‘Cristo a nossa esperança’, e estão a ser presididas pelo arcebispo de Boston (EUA), D. Richard Henning.

“Durante muitos momentos questionei-me sobre o que significariam as lágrimas derramadas e veio-me à memória a afirmação de alguém que dizia que é àquela lágrima que faz com que haja um arco Íris… Caros irmãos, é sempre esta ligação entre Deus e nós”, disse o bispo de Angra.

O responsável diocesano referiu-se também à fragilidade e à gratuidade, palavras-chave no Cristianismo, e incentivou que respondem “à gratuidade de Deus com a gratuidade com todos”.

“Deus ama-nos de graça! É um adjetivo que provém de um advérbio, ou seja, não indica tanto uma coisa a fazer ou a acreditar, mas um estilo, uma atitude, uma maneira de fazer as coisas, um modo de viver: aquele em que se vive `de graça´, sem ter de pagar”, desenvolveu D. Armando Esteves Domingues, para quem “ninguém pode ficar indiferente a estas manifestações de fé diante de um Deus amigo, um Deus de amor”.

A PSP, os bombeiros, os taxistas e motociclistas prestaram a sua habitual homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres com um desfile no Campo de São Francisco, após a Eucaristia por intenção da Irmandade do Senhor Santo Cristo e dos seus benfeitores.

No âmbito destas festas, o portal online ‘Igreja Açores’, da Diocese de Angra, informa ainda que o seu bispo preside, esta segunda-feira, com a equipa sacerdotal na Casa Betânia, a residência do clero em Ponta Delgada, na Clínica do Bom Jesus.

As festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres terminam com o musical ‘Via Lucis da Esperança, que vai apresentado pelos jovens, a partir das 21h00 locais, desta quinta-feira, dia 29, no Forte de São Brás.

CB/OC

Açores: Arcebispo de Boston destacou aliança entre Deus e a humanidade, nas Festas Senhor Santo Cristo dos Milagres


Link original do artigo
O post não representa, necessariamente, a opinião do nosso blog.

Artigos Recentes

Rolar para cima