Chems-Eddine Hafiz, reitor da Grande Mesquita de Paris, propôs ao papa Francisco que organize um encontro entre cristãos e muçulmanos na capital francesa este ano para promover o diálogo inter-religioso e a fraternidade.
Hafiz fez a proposta em audiência ontem (10) com o papa na Casa Santa Marta, no Vaticano, que também contou com a presença de uma delegação do Conselho de Coordenação da Aliasnça de Mesquitas, Associações e Líderes Muçulmanos na Euopa (AMMALE).
Inspirada na encíclica Fratelli tutti, do papa Francisco, a iniciativa diz querer promover a fraternidade e a justiça por meio do diálogo inter-religioso.
No encontro, o segundo entre os dois depois do que tiveram em 2022, o papa pediu desculpas por não receber Hafiz no Palácio Apostólico.
"Tenho bronquite, moro aqui e não posso sair", disse Francisco, de 88 anos, em vídeo publicado no site da Grande Mesquita de Paris.
No encontro, o reitor entregou a Francisco uma mensagem sobre a fraternidade de cristãos e muçulmanos na Europa, na qual propôs a ideia de organizar um novo encontro internacional para promover essa fraternidade em escala continental.
Em carta publicada no site da Grande Mesquita de Paris, Hafiz propõe a realização de um grande encontro inter-religioso na capital francesa este ano, inspirado nos encontros de Assis de 1986, promovidos pelo papa são João Paulo II.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Papa Francisco em audiência com o reitor da Grande Mesquita de Paris ontem (10) na Casa Santa Marta, no Vaticano. Imagem cedida pela Grande Mesquita de Paris
Embora a Sala de Imprensa da Santa Sé não tenha divulgado detalhes, o papa Francisco confiou essa tarefa ao Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa Sé, segundo a Grande Mesquita de Paris.
Na carta que entregou ao papa Francisco, Hafiz reflete sobre a história entre cristãos e muçulmanos, destacando os encontros frutíferos e os desafios que enfrentaram juntos ao longo dos séculos.
O reitor diz que, apesar das diferenças, ambas as comunidades estão unidas pela mesma origem divina e devem fortalecer a fraternidade na Europa.
Hafiz também falou sobre o crescente medo e rejeição aos muçulmanos na Europa, que ele diz serem alimentados por discurso de ódio e estereótipos que associam o islamismo à violência terrorista.
O reitor destaca o papel do papa Francisco em encontros com líderes muçulmanos e seu empenho na fraternidade inter-religiosa.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Em seu primeiro discurso, o novo Pontífice usou “palavras de paz, desarmada e desarmante” e destacou a importância do diálogo, observou Matteo Bruni, diretor da
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.