3 de out de 2024 às 16:03
O papa Francisco viu ontem (2) a Cátedra de São Pedro, antigo trono de madeira do primeiro papa.
“Esta manhã, na sacristia Ottoboni da Basílica de São Pedro, no final da Santa Missa, o Papa Francisco pôde ver a Cátedra Sancti Petri Apostoli ”, disse um breve comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé divulgado ontem (2).
A cadeira, diz a nota, é “o antigo trono de madeira, símbolo do primado de Pedro, extraído durante as obras de restauração do monumento de Bernini na abside da Basílica dedicada à Sé”.
O padre Enzo Fortunato, diretor de comunicações da basílica de São Pedro, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que “as restaurações começaram e desde que [o Papa] entrou na Basílica quis vê-la. Ele viu várias obras, inclusive a Cátedra”.
A relíquia foi trazida pela Fábrica São Pedro, dirigida pelo cardeal Mauro Gambetti, e foi apresentada ao papa por causa da inauguração da segunda sessão do Sínodo da Sinodalidade.
A Fábrica de São Pedro diz que, no processo de restauração do baldaquino de Bernini, “o Gabinete de Investigação Científica dos Museus do Vaticano será responsável pelos estudos científicos, que serão realizados em várias etapas”.
“No início terão prioridade os estudos sobre o estado de conservação e os fenómenos de deterioração; durante a obra será examinada a tipologia das intervenções a realizar; no final serão apresentadas informações sobre as técnicas de execução e os materiais constituintes coletados”, diz o site.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A Cátedra de São Pedro
A Igreja celebra em 22 de fevereiro a festa da Cátedra de São Pedro, que homenageia o primado de Pedro e seus sucessores.
Essa celebração marca o poder conferido por Cristo àquele que é o seu representante na terra, chefe da Igreja e Sumo Pontífice, como dizem os Evangelhos: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja. o inferno não prevalecerá sobre ela” (cf. Mt 16, 18-19).
A palavra “cátedra” vem do latim cathedra . O termo originalmente significava “assento” ou “trono”, significado que ainda hoje é mantido em português, mas com menos uso.
Nos primeiros séculos do cristianismo, a “cátedra” deixou de estar ligada aos professores seculares e passou a ser reconhecida nos bispos, que anunciavam Cristo e ensinavam a sua doutrina.
Dessa palavra deriva-se “catedral”, para se referir à igreja ou templo de onde um bispo guia, governa ou ensina os fiéis que lhe foram confiados por Cristo.