A Igreja se prepara para um marcante incluído no calendário do Jubileu 2025: a canonização de Carlo Acutis.
O jovem italiano, que morreu em 2006, aos 15 anos, de leucemia, tornou-se uma testemunha da fé no século XXI. Sua paixão pela Eucaristia e sua capacidade de usar as novas tecnologias para a evangelização deram-lhe o apelido de "o ciberapóstolo da Eucaristia".
Dom Domenico Sorrentino, bispo de Assis, cidade onde Acutis foi beatificado em 2020 e onde estão seus restos mortais, disseà CNA, agência em inglês da EWTN, que durante a cerimônia em que Acutis será declarado santo em 27 de abril na praça de São Pedro, no Vaticano, uma de suas relíquias mais significativas estará presente no altar: seu coração.
"Normalmente é exposto para a veneração dos fiéis na catedral de Assis, mas será levado a Roma para a celebração", diz dom Sorrentino.
As relíquias são uma tradição da Igreja desde o início. Em Roma, nos primeiros séculos do cristianismo, quando o Império perseguia os cristãos, costumava-se celebrar missa nas catacumbas da cidade sobre o túmulo de algum mártir. Daí vem o respeito litúrgico pelas relíquias.
"Muitas são colocadas nos altares, como se dissessem que os corpos santos são o altar mais belo para celebrar a Eucaristia”, disse o bispo. “Os fiéis querem ver as relíquias para ter uma experiência mais sensível da proximidade dos santos".
Assim, o coração do primeiro santo millennial é uma lembrança tangível de que a santidade não é coisa do passado, mas está ao alcance de todos.
Evitando uma "devoção mágica"
Dom Sorrentino também adverte sobre a necessidade de uma compreensão correta das relíquias para não acabar ligando-as à superstição.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Às vezes é de se lamentar que, para pessoas menos instruídas, possa haver uma certa tendência à devoção mágica”, disse o bispo de Assis. “Isso é algo que devemos corrigir".
Assim, dom Sorrentino diz que as relíquias são, acima de tudo, um canal que deve "levar ao santo, e até além, a Jesus".
"O importante é que esse contato com os santos leve todos ao desejo de se tornarem santos", diz o bispo.
Para o bispo italiano, o contato com as relíquias de Carlos Acutis deve acender nos jovens o desejo de viver radicalmente sua fé e de venerar a Eucaristia "como ele".
Uma catequese adequada
Assim, o bispo diz ser necessário que a emoção suscitada pela sua canonização seja acompanhada por uma compreensão mais profunda e ponderada do significado da santidade.
Por isso, dom Sorrentino defende a necessidade de desenvolver "uma catequese adequada" em torno da figura de Carlo Acutis "para que seu significado seja plenamente compreendido".
"Se sua canonização levar não só a uma certa afeição emocional, mas a uma melhor compreensão da fé cristã, então podemos ser verdadeiramente felizes", conclui o bispo de Assis.
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Este importante departamento da Cúria Romana trabalha em estreita colaboração com o Papa no desempenho das suas responsabilidades mais elevadas. Na prática, funciona como o
No Vaticano, o Papa encontrou-se recentemente com centenas de participantes de programas de verão, entre os quais se destacava um grupo de crianças vindas da
Em 21 de junho, Danny Morrison deu um passo significativo ao ser ordenado sacerdote, um momento de grande celebração para seus familiares. No entanto, sua
Paris, mundialmente conhecida como a cidade-luz, assume um significado ainda mais profundo para a extensa família dos Missionários do Espírito Santo. Para eles, a capital
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.