De 29 de janeiro a 2 de fevereiro acontece em Juazeiro do Norte (CE) a Romaria de Nossa Senhora das Candeias, a última do ciclo de romarias que acontecem na cidade entre julho e fevereiro. A programação conta com missas, atos litúrgicos e devocionais, atividades culturais e tem seu ponto alto na procissão luminosa nas ruas do centro da cidade, na noite do dia 2, partindo da Capela do Socorro em direção à basílica de Nossa Senhora das Dores.

A cidade de Juazeiro do Norte tem cinco ciclos de romarias no ano. A primeira delas é a Romaria da Morte de Padre Cícero Romão Batista, que acontece entre 17 e 20 de julho. A segunda é a Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade, entre 1º e 15 de setembro. A terceira é a de Finados, de 29 de outubro a 2 de novembro. A quarta é o Ciclo Natalino, de 20 de dezembro a 6 de janeiro. E a quinta e última é a de Nossa Senhora das Candeias.

Segundo a prefeitura de Juazeiro do Norte, a origem da Romaria das Candeias é “profundamente ligada à história do padre Cícero”. Sem citar datas, relatos contam que certo dia um artesão da cidade foi procurar padre Cícero em busca de conselhos, porque passava por dificuldades financeiras. O sacerdote o aconselhou a produzir candeeiros.