Milhares de fiéis foram às ruas de Juazeiro do Norte (CE) levando velas e candeeiros no domingo (2), para participar da procissão luminosa que encerra a Romaria de Nossa Senhora das Candeias celebrada por cinco dias de 29 de janeiro a 2 de fevereiro.

Nossa Senhora das Candeias é celebrada todo dia 2 de fevereiro, festa da Apresentação do Senhor. Em Juazeiro do Norte (CE) a devoção começou com o padre Cícero Romão (1844-1934).

O reitor da basílica de Nossa Senhora das Dores, padre Cícero José da Silva, contou à ACI Digital que uma das histórias sobre a origem da festa diz que certo dia um artesão da cidade foi procurar padre Cícero em busca de conselhos, porque passava por dificuldades financeiras. O sacerdote deu-lhe dinheiro para produzir candeeiros, pois ele organizaria uma procissão iluminada com candeeiros no dia da Apresentação do Senhor.  Os devotos compraram os candeeiros e todo o estoque do artesão foi vendido.