O papa Leão XIV se encontrou brevemente hoje (18) no Vaticano com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. “A autoridade e a voz da Santa Sé podem desempenhar um papel importante para acabar com esta guerra”, disse Zelensky em mensagem publicada na rede social X depois do encontro.
O presidente ucraniano manifestou a sua gratidão ao papa pelo encontro: “Depois da missa inaugural, tivemos um encontro com o papa Leão XIV @Pontifex. Agradecemos a Sua Santidade pela audiência”.
Zelensky destacou o papel do novo papa como um farol moral no mundo, como uma figura de referência internacional na busca pela paz. “Para milhões de pessoas em todo o mundo, o Pontífice é um símbolo de esperança de paz”, disse ele.
Durante o encontro, como o próprio presidente da Ucrânia disse, ele quis transmitir ao papa a disposição de seu país em explorar novas vias de diálogo que permitam avançar rumo a uma solução para o conflito, iniciado depois da invasão russa em fevereiro de 2022. "Agradecemos ao Vaticano por sua disposição em servir como plataforma para negociações diretas entre a Ucrânia e a Rússia. Estamos preparados para o diálogo em qualquer formato, desde que alcancemos resultados tangíveis", disse Zelensky em sua publicação.
Ele também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio contínuo da Santa Sé: "Agradecemos por seu apoio à Ucrânia e por sua voz clara em defesa de uma paz justa e duradoura".
A sala de imprensa da Santa Sé confirmou o encontro entre os dois, mas não revelou detalhes do que foi discutido.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 15 de maio, o papa Leão XIV se encontrou no Vaticano com o arcebispo-mor de Kiev, dom Sviatoslav Shevchuk, chefe da Igreja Greco-Católica Ucraniana, que lhe apresentou pessoalmente uma lista de nomes de ucranianos detidos pelo exército russo, buscando sua libertação através de uma mediação diplomática.
"Cada vez que visito nossas paróquias em diferentes regiões da Ucrânia", disse Shevchuk ao papa, "me encontro com as famílias dos prisioneiros de guerra e dos desaparecidos. Eles me dão os nomes de seus entes queridos com o pedido de que eu os encaminhe pessoalmente ao papa", disse ele ao papa durante o encontro no Vaticano, de acordo com um comunicado da Igreja greco-católica ucraniana.
O arcebispo destacou os esforços da Santa Sé para facilitar o retorno de crianças ucranianas deportadas e deslocadas ilegalmente pela Rússia. "A Santa Sé está fazendo muitos esforços nessa área", disse.
A mediação da Santa Sé para a libertação de ucranianos detidos pelo exército russo não é nenhuma novidade. Um exemplo é o caso dos padres redentoristas ucranianos Ivan Levytskyi e Bohdan Helenta, que foram detidos em Berdyansk pelas tropas de ocupação russas em novembro de 2022 e libertados quase dois anos depois.
O arcebispo Shevchuk manifestou confiança de que a entrega desta lista ao papa poderia ter consequências concretas: "Quando o lado russo receber estas listas do Vaticano, teremos a prova de que a atitude em relação a estes prisioneiros pode até melhorar".
Victoria Cardiel é jornalista especializada em temas de informação social e religiosa. Desde 2013, ela cobre o Vaticano para vários veículos, como a agência de noticias espanhola Europa Press, e o semanário Alfa y Omega, da arquidiocese de Madri (Espanha).
Este é um artigo do site ECCLESIA. Presidente da República manifestou desejo de receber Leão XIV Foto: Presidência da República Portuguesa Lisboa, 18 mai 2025
Este é um artigo do site ECCLESIA. Padre Eduardo Duque apresentou conclusões de inquérito intitulado «A Família na sociedade contemporânea», promovido pelo Instituto Secular das
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.