São João Paulo II e a Nossa Senhora de Fátima têm uma história que uniu o céu e a terra
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Redação central 13 de mai de 2025 às 02:00
Obra é assinada pelo escultor português Rogério Timóteo
Fátima, 12 mai 2025 (Ecclesia) – O reitor do Santuário de Fátima anunciou que vai decorrer hoje a inauguração e bênção de uma nova cruz, na Capelinha das Aparições, como forma de assinalar o Jubileu 2025.
“Há muito tempo que sentíamos a necessidade de dotar o espaço da Capelinha de uma figuração da cruz com Cristo crucificado que fosse mais visível e mais expressiva, com um tratamento artístico mais consentâneo com a importância daquele lugar”, disse o padre Carlos Cabecinhas, na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação internacional do 13 de maio.
Segundo o sacerdote, a instituição entendeu que esta seria uma forma “oportuna” de assinalar o Jubileu convocado pelo Papa Francisco, dedicado à esperança.
A obra, assinada pelo escultor português Rogério Timóteo, procura responder às necessidades do espaço celebrativo, sem “descaraterizar o local”, acentuou o reitor.
A bênção da cruz decorre na celebração da noite, depois de os peregrinos acenderem as velas, na Cova da Iria.
A memória descritiva, distribuída aos jornalistas, assinala que o projeto quis ser “desenvolvido em saudável equilíbrio entre a liberdade criativa e o profundo respeito por todos os fiéis para quem esta escultura foi criada”.
A cruz, assinala Rogério Timóteo, foi pensada “de modo que a figura de Cristo se eleve acima do sacerdote que preside à liturgia, conferindo-lhe centralidade e transcendência”.
O padre Carlos Cabecinhas apresentou alguns dos dados relativos à presença de peregrinos nos primeiros meses deste ano, com números “muito próximos” de um milhão de pessoas, em linha com o que foi registado no mesmo período de 2024.
Até 11 de maio, houve um aumento do número de peregrinações organizadas, num total de 405 grupos portugueses (mais 9%) e de 1082 grupos estrangeiros (um aumento de 3% em relação ao mesmo período de 2024).
Para esta celebração anunciaram a sua inscrição nos serviços do Santuário de Fátima 164 grupos de peregrinos para o dia 12 de maio e 173 grupos de peregrinos para o dia 13 de maio, oriundos de cerca de 35 países dos cinco continentes.
A peregrinação conta com a presença de 18 bispos, entre eles dois cardeais – D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, e D. Jaime Spengler, arcebispo de Belo Horizonte (Brasil), que preside às celebrações do 13 de maoi.
Pelas 21h30 desta segunda-feira, o presidente da celebração preside à bênção das velas e ao Rosário, na Capelinha das Aparições, seguindo-se a Procissão das Velas e a celebração da Palavra, no Recinto de Oração.
Depois da vigília de oração, ao longo de toda a madrugada, o programa do dia 13 de maio inclui a recitação do Rosário pelas 09h00, na Capelinha das Aparições, de onde parte, às 10h00, a procissão, para o altar do Recinto de Oração, para a celebração da Missa, com bênção dos doentes, consagração do pontificado de Leão XIV a Nossa Senhora de Fátima e a procissão do adeus.
OC
Fátima: Santuário Fátima evoca Francisco e espera Leão XIV, diz D. José Ornelas (c/vídeo)
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Redação central 13 de mai de 2025 às 02:00
Este é um artigo do site ECCLESIA. Obra é assinada pelo escultor português Rogério Timóteo Fátima, 12 mai 2025 (Ecclesia) – O reitor do
Uma imagem do Pontífice nas palavras do padre Anthony Pizzo. Como missionário, o Papa Prevost passou “uma longa parte de sua vida na América do
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Redação central 13 de mai de 2025 às 00:15
Este artigo é o do site Aci Digital Para ler o artigo original clique aqui! Por Kristina Millare 12 de mai de 2025 às 16:41
Dezenas de milhares de pessoas participaram, com velas, na celebração da vigília do 13 de maio Fátima, 12 mai 2025 (Ecclesia) – O cardeal brasileiro